Entidade vai atender mulheres dos estados do Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Centro de Formação foi inagurado em São Luís - Elitiel Guedes/MST

 

Em iniciativa inédita, o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco (MIQCB) inaugurou o Centro de Formação das Quebradeiras de Coco Babaçu, criado com financiamento do Fundo Amazônia. O objetivo é atender mulheres adultas e jovens, com especial atenção para quilombolas, indígenas, agroextrativistas e jovens residentes nas comunidades tradicionais.

O MICQB atua nos estados de Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins, e o Centro de Formação vai atender quebradeiras que vivem em todos esses estados. A primeira turma terá 30 participantes, com idades de 29 a 70 anos. A segunda terá 30 jovens, de 17 a 28 anos.

Leia e ouça: Conheça o Movimento de Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu

O lançamento da iniciativa foi formalizado no último dia 2, em evento em São Luís (MA), onde acontecerão as aulas presenciais. No total, os cursos terão 300 horas/aula de formação, sendo 96 horas nas comunidades locais e outras 24 em intercâmbio em regionais do Movimento.

Entre as áreas de atuação do novo Centro estão elaboração, implementação e gestão de projetos socioambientais; auto-organização das mulheres, das juventudes, movimentos sociais e do MIQCB; e direito à alimentação saudável e direitos dos povos tradicionais e camponeses.

O financiamento do Fundo Amazônia tem gerência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e o Centro de Formação faz parte do Projeto Floresta de Babaçu em Pé, criado para fortalecer comunidades tradicionais de quebradeiras de coco de babaçu, que têm sua fonte de renda pautada nessa atividade.

:: Em encontro com Lula, primeiro-ministro britânico promete R$ 500 milhões para Fundo Amazônia ::

Mais de 300 mil mulheres são apoiadas pelo MICQB nos quatro estados de atuação. O Movimento atua para representar as trabalhadoras e garantir suporte em demandas políticas e sociais, incluindo a luta por território. O MICQB tem apoio do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Com informações do MIQCB.

Edição: Nicolau Soares

fonte:https://www.brasildefato.com.br/2023/05/07/quebradeiras-de-coco-babacu-inauguram-centro-de-formacao-com-financiamento-do-fundo-amazonia


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...