A defensora pública federal Liana Dani participou nesta sexta-feira (5/5) do Podcast do Correio Braziliense

 
Isabel Dourado*
postado em 05/05/2023 Correio Braziliense

 (crédito: Samuel Calado/ CB)

(crédito: Samuel Calado/ CB)
 

O episódio do Podcast do Correio desta sexta-feira (5/5) recebeu a defensora Pública Federal, Liana Dani. Em conversa com as jornalistas Sibele Negromonte e Camilla Germano, do Correio Braziliense, ela destaca a importância de que uma mulher negra seja escolhida para preencher a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), após a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski. A defensora diz estar engajada em promover nas redes sociais o movimento #JuristasnegrasnoSTF. E alega, também, haver uma defasagem na presença das mulheres ocupando vagas no Judiciário.

Liana reforça a necessidade de mostrar à sociedade a importância de existirem mais mulheres e homens negros ocupando espaços de poder. “A gente faz jurídica mas a gente realmente tem esse clamor para que a sociedade venha se mover também, porque o STF é um tribunal para todos e todas. Que seja indicada uma mulher negra para compor a Suprema Corte brasileira. Em especial porque, em termos da convicção do entendimento, só é possível dar um novo olhar às decisões e aos problemas que nós passamos no Brasil com novas cabeças pensantes. Falta o olhar e a perspectiva de mulheres negras, e também de homens negros.”

Liana conta ter começado a se reunir com outras mulheres dos Três Poderes para discutir a presença de mulheres em cargos de liderança ainda em 2016. “Diagnosticamos vários pontos em comum do quanto é benéfico termos a participação de mulheres em espaço de decisão e poder”, recorda.

A defensora aponta, porém, que nem todas reconhecem a importância dessa movimentação. E diz que, quando têm essa consciência, muitas são desestimuladas. A falta de uma rede de apoio e a sobrecarga da tripla jornada são alguns dos fatores que, segundo a defensora pública, impactam diretamente na possibilidade de mulheres ascenderem profissionalmente.

Tripla jornada

Ela destaca que, na pandemia da covid-19, o desafio ficou ainda mais evidente em razão da tripla jornada: expediente de trabalho, afazeres domésticos e cuidados com os filhos. Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres dedicam o dobro do tempo do que os homens para afazeres domésticos e cuidados de pessoas na casa. Enquanto elas dedicam mais de 21 horas semanais a essas tarefas, os homens gastam apenas 11.

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro

fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2023/05/5092399-defensora-publica-diz-que-vaga-no-stf-deve-ser-ocupada-por-uma-mulher-negra.html


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...