Ministra da Igualdade Racial participou de encontro com movimentos sociais e discutiu a violência política de gênero e raça na UFRGS e na ALRS

Por
Duda Romagna - SUL21
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 
anielle franco ufrgs1
Ministra Anielle Franco no Salão de Atos da UFRGS. Foto: Luiza Castro/Sul21
 

Nesta segunda-feira (14), a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, esteve em Porto Alegre para uma audiência com movimentos sociais no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pautando a revisão da Lei de Cotas, o combate à violência política de gênero e as investigações do assassinato de sua irmã, a ex-vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, morta em 2018. A ministra também participou de uma reunião com o governador Eduardo Leite (PSDB), no Palácio Piratini, além de um evento sobre a campanha “Julho das Pretas”, na Assembleia Legislativa (ALRS).

Na ocasião, os presentes lembraram a trajetória da irmã de Anielle com gritos de “Marielle, presente!”. No final de julho, o Ministério da Justiça e da Segurança Pública confirmou que o ex-policial militar Élcio Queiroz, preso desde 2019, assinou um acordo de delação premiada em que afirma que o também ex-policial Ronnie Lessa foi responsável pelos disparos que mataram a vereadora e seu motorista, Anderson Gomes. Anielle afirmou seu papel para buscar justiça mas também reforçou quem é.

anielle franco ufrgs2 - Foto: Luiza Castro/Sul21

Foto: Luiza Castro/Sul21

“Desde as últimas notícias do caso dela a gente tem tentando digerir ainda muita coisa que tem acontecido. Tem sido os sete meses mais longos da minha vida, e quando alguém a cita vem a memória e vem a lembrança. A Marielle tinha um sonho de fazer o doutorado, o mestrado que eu fiz era o que ela queria ter feito. E ela não consegue chegar ao doutorado. Quando eu passo no doutorado eu escutei, em uma das entrevistas do dia, ‘ah, só passou porque é a irmã da Marielle’, quando eu cheguei no ministério, ‘ah, só entrou porque é a irmã da Marielle’. E eu digo para vocês que eu sou irmã da Marielle mesmo, com muito orgulho. Só que a irmã da Marielle também tem quatro faculdades, três mestrados e doutorado”, discursou.

“Como a Mari tinha um sonho, eu também tenho um sonho. A gente tem o sonho de se manter vivos, de ter vida. Há quantos anos nosso movimento negro luta, quantas gerações já se foram, e a gente segue firme mesmo com todas as diferenças, mesmo com todas as lutas, a gente segue firme, porque não é para nós. São para as próximas gerações, não é somente sobre a minha irmã ou tantos outros que já se foram infelizmente, é por quem vem agora escrevendo esse projeto político”, completou Anielle.

Com o auditório lotado, por volta de mil pessoas acompanharam falas de representantes do movimento negro e de parlamentares gaúchos. Para a deputada federal Reginete Bispo (PT), uma das organizadoras do evento, a lotação do evento demonstrou a importância do espaço. “Quando vejo essa plenária, vejo toda a nossa ancestralidade aqui, nos dando força, nos dando energia para seguir em frente”, afirmou.

Representante do Movimento Negro Unificado, Felipe Teixeira levou à ministra reivindicações como a cobrança de uma carga horária específica para o estudo da história negra na educação básica e superior, e uma agenda de combate à violência policial.  “O governo precisa ter a coragem de enfrentar a política que vem massacrando, exterminando, criminalizando nosso povo negro nas nossas perfeitas, que é enfrentar a criação de uma política da descriminalização das drogas. Senão nós somos vamos continuar sendo assassinados”, exclamou Teixeira.


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...