O papel de mulheres cientistas da Fundação Oswaldo Cruz em emergências sanitárias como a pandemia de Covid-19 será o tema da terceira temporada da série de vídeos Mulheres na Fiocruz: Trajetórias

21/08/2023

Fonte: COC/Fiocruz


O papel de mulheres cientistas da Fundação Oswaldo Cruz em emergências sanitárias como a pandemia de Covid-19 será o tema da terceira temporada da série de vídeos Mulheres na Fiocruz: Trajetórias. Coordenados pelo pesquisador Luiz Otávio Ferreira (COC/Fiocruz), os novos documentários têm o objetivo de apresentar o protagonismo feminismo na atuação da Fiocruz em diferentes emergências sanitárias, como HIV/Aids, dengue, zika, chikungunya e meningite.

Com pesquisa, roteiro e produção de Nara Azevedo (COC/Fiocruz), Daiane Rossi (COC/Fiocruz) e Polyana Valente (Fiocruz Minas) e direção e edição de Cristiana Grumbach, as novas produções serão lançadas em 25 de agosto, às 14h30, em evento no Centro de Documentação e História da Ciência (CDHS), em Manguinhos, Rio de Janeiro, com a participação das produtoras e pesquisadoras entrevistadas para o projeto e transmissão pelo canal da Casa de Oswaldo Cruz no YouTube.

Em sua nova edição, o projeto tentou diversificar o perfil das mulheres retratadas, de forma a representar outras áreas de pesquisa, para além das ciências biomédicas. A meta é espelhar também as diferentes formas de intervenção das cientistas nas emergências sanitárias no país, tanto em seus laboratórios quanto em sua relação com a sociedade.

Vinculada ao projeto Memória Institucional – Mulheres na Fiocruz, coordenado pelo pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) Luiz Otávio Ferreira, a iniciativa lançou em 2020 seus primeiros vídeos. As entrevistas de história oral realizadas para a produção dos vídeos estão sob a aguarda do Departamento de Arquivo e Documentação da COC e poderão ser consultadas na íntegra.

Todos os vídeos serão disponibilizados no canal da Casa de Oswaldo Cruz no YouTube.

Confira as protagonistas da temporada:

Rita Nogueira

Médica virologista. Pesquisadora Titular do do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Atuou nas emergências de dengue e febre amarela.

Elena Caride

Bióloga. Atualmente gerencia o Programa de Vacinas Virais da Vice Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico de Bio-Manguinhos. Atuou na emergência de HIV.

Valdilea Veloso

Infectologista. É atualmente diretora do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz). Atuou nas emergências de Covid-19 e HIV.

Marilda Siqueira

 Virologista. Chefe do Laboratório de Vírus Respiratório e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Atuou nas emergências de sarampo, rubéola e Covid-19.

Simone Monteiro

Psicóloga. Pesquisadora em Saúde Pública do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Atuou na emergência de HIV.

Denise Valle

Bióloga. Pesquisadora titular no Laboratório de Biologia Molecular de Flavivírus do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Atuou nas emergências de arboviroses.

Celina Turchi

 Epidemiologista. Pesquisadora visitante no Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco). Atuou na emergência de zika vírus.

fonte: https://portal.fiocruz.br/noticia/serie-destaca-protagonismo-feminino-em-emergencias-sanitarias

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...