A laicidade do Estado é fundamental para garantir os direitos humanos

 

10 años del Consenso de Montevideo

La laicidad del estado es fundamental para garantizar los derechos humanos.

 

Montevidéu: o que é e qual a sua importância?

 

Publicado em: 10/06/2021

Atualizado em: 27/06/2023

 
 

No ano de 2013 foi realizado o Consenso de Montevidéu, na capital Uruguaia. A reunião multilateral foi realizada por uma iniciativa da CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe), do Governo do Uruguai e apoiada pela UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas). O principal resultado do encontro foi a implementação de medidas para reforçar os objetivos da Agenda de Cairo, implementada em 1994.

Mas você sabe o que foi implementado pelo Consenso de Montevidéu, quais são as principais metas a serem seguidas e porque elas são importantes? Calma, é só continuar por aqui que o Politize! te explica!

Leia também: O que faz a ONU?

Líderes de 38 nações reunidos no Consenso de Montevidéu. Fonte: Cepal.

O que é o Consenso de Montevidéu?

O Consenso de Montevidéu sobre a População e Desenvolvimento é o Programa de Ação da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento para além de 2014, elaborado depois do primeiro encontro da Conferência Regional sobre População e Desenvolvimento da América Latina e do Caribe. A Conferência ocorreu entre os dias 12 e 15 de agosto de 2013 na cidade de Montevidéu, capital do Uruguai – por isso o nome Consenso de Montevidéu. 

O documento tem como objetivo reforçar as metas da Agenda de Cairo, plano de ação elaborado em 1994. São eles: o crescimento econômico, desenvolvimento dos recursos humanos, igualdade e equidade de gênero e a satisfação das necessidades da população na área da saúde, em particular, na saúde reprodutiva

Aqui no Politize!, temos um texto que explica o que foi a Agenda de Cairo e sua importância. Clique aqui para conferir!

Para o evento, foram reunidas mais de 800 pessoas, sendo 24 organismos internacionais, 260 organizações não governamentais e delegados de 38 países da América Latina e do Caribe.

A principal discussão foi sobre o Programa de Ação da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD) depois de 2014. Isso porque a Agenda de Cairo de 1994 estipulava o prazo de 20 anos para o cumprimento dos objetivos. 

Dessa forma, o objetivo foi analisar os progressos na América Latina e no Caribe nos últimos 20 anos e identificar os pontos de melhoria. Os assuntos enfatizados foram regionais e relevantes para a população e o desenvolvimento, para o bem-estar e a dignidade humana, e também para a sustentabilidade. 

Quais são as medidas propostas?

O Plano de Ação do Consenso de Montevidéu inclui mais de 120 medidas divididas em oito diferentes temáticas, consideradas importantes para dar seguimento ao CIPD. 

São eles:

  1. Direitos, necessidades e demandas dos meninos, meninas, adolescentes e jovens;
  2. Envelhecimento, proteção social e desafios socioeconômicos;
  3. Acesso universal aos serviços de saúde sexual e reprodutiva;
  4. Igualdade de gênero;
  5. Migração internacional e a proteção dos direitos de todas as pessoas migrantes;
  6. Desigualdade territorial, mobilidade espacial e vulnerabilidade ambiental;
  7. Povos indígenas, interculturalidade e direitos;
  8. Afrodescendentes, direitos e combate ao racismo e à  discriminação racial.

De modo geral, podemos afirmar que os objetivos principais são a integração plena da população e sua dinâmica no desenvolvimento sustentável com igualdade e respeito aos direitos humanos.

Leia também: o que é desenvolvimento sustentável?

Portanto, podemos concluir que o Consenso de Montevidéu foi um marco relevante para a garantia dos direitos e do desenvolvimento da população da América Latina e do Caribe. O programa de ação ainda é utilizado e vale destacar que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU englobam os objetivos reforçados pelo encontro realizado na capital uruguaia.

Conseguiu entender o que é o Consenso de Montevidéu? Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários!

Referências:

CEPAL: países aprovam o Consenso de Montevidéu

Cepal: estratégia de Montevidéu

UNFPA Brasil: Consenso de Montevidéu

fonte: https://www.politize.com.br/consenso-de-montevideu/

Consenso de Montevidéu

Representantes oficiais de 38 países aprovaram em 16 de agosto de 2013 o Consenso de Montevidéu sobre População e Desenvolvimento. O documento que reforça a implementação dos assuntos de população e desenvolvimento para além de 2014, ao término da Primeira Reunião da Conferência Regional sobre População e Desenvolvimento da América Latina e do Caribe, que se realizou de 12 a 15 de agosto de 2013 em Montevidéu, Uruguai.

A Conferência, organizada pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL) e pelo Governo do Uruguai com o apoio do Fundo de População das Nações Unidas reuniu 24 organismos regionais e internacionais e 260 organizações não governamentais. O evento teve participação total de mais de 800 pessoas, transformando-se assim em uma das maiores reuniões intergovernamentais da região.

O Consenso de Montevidéu inclui mais de 120 medidas sobre oito temas identificados como prioritários para dar seguimento ao Programa de Ação da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD) das Nações Unidas, realizada no Cairo em 1994. São eles:

  1. direitos, necessidade e demandas dos meninos, meninas, adolescentes e jovens;
  2. proteção social e desafios socioeconômico para a população em envelhecimento;
  3. acesso universal aos serviços de saúde sexual e reprodutiva;
  4. igualdade de gênero;
  5. migração internacional e proteção de direitos dos migrantes;
  6. desigualdade territorial, mobilidade espacial e vulnerabilidade ambiental;
  7. povos indígenas, interculturalidade e direitos;
  8. direitos dos povos afrodescendentes, combate ao racismo e à discriminação racial;

Os delegados dos países assinalaram que a integração plena da população e sua dinâmica no desenvolvimento sustentável com igualdade e respeito aos direitos humanos é o marco geral que deve guiar o aprofundamento das políticas públicas e ações necessárias para erradicar a pobreza, a exclusão e a desigualdade.  Nesse âmbito, acordaram também aplicar um enfoque de direitos humanos com perspectiva de gênero e intercultural no tratamento dos assuntos de população e desenvolvimento, e garantir um padrão de produção e consumo sustentável, evitando o agravamento das mudanças climáticas indesejadas, entre outras medidas.

 

Acesse aqui o documento

fonte: https://brazil.unfpa.org/pt-br/consenso-de-montevideu

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...