Petista deverá indicar alguém para suceder Rosa Weber, que se aposentou na sexta (29)

Cristiane Sampaio
Brasil de Fato | Brasília (DF) | 01 de Outubro de 2023 às 13:48

Lula tem sido pressionado de diferentes lados para escolher uma jurista negra como substituta de Rosa Weber no STF - Agência Brasil/ReproduçãoCom a vaga deixada pela ministra Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF) na sexta (29), atores políticos e sociais intensificaram a campanha para defender que o presidente Lula (PT) escolha uma mulher negra para substituí-la na Corte. Foi o que fizeram 25 deputadas federais signatárias de uma carta divulgada neste final de semana que pressiona o petista a seguir esse caminho. Assinam o documento parlamentares do PT e também das siglas PSOL, PSB e PCdoB.

No texto, as deputadas argumentam que a indicação de alguém com esse perfil seria importante para a busca de um contexto mais democrático no Judiciário brasileiro, onde negros são minoria. “A reivindicação por uma ministra negra é essencial para o avanço na necessária transformação do sistema de Justiça brasileiro, não só pela importância de ver o povo negro sendo representado, mas por todas as possíveis mudanças estruturais na forma como a lei será interpretada, o direito aplicado e a justiça feita", afirma o grupo.

Dados publicados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2021 mostraram que, naquele momento, apenas 12,8% dos magistrados do país eram negros, considerando os números disponíveis – em vários tribunais não há informações de ordem racial sobre todo o quadro funcional. O percentual é menor que o verificado no Censo do Poder Judiciário de 2013, quando o índice era de 18,1%. Em um recorte que considera apenas os magistrados que ingressaram na carreira entre 2016 e 2018, a presença é de 20% de negras ou negros. Entre 2019 e 2020, o índice subiu sensivelmente para 21%.

Também há ainda deficiências no que se refere à representatividade feminina. Em diagnóstico feito em 2019 sobre a participação de mulheres no Poder Judiciário, o CNJ verificou que a presença delas na magistratura vem aumentando ao longo do tempo – passou de 24,6% em 1988 para 38,8% em 2018 –, mas ainda é baixo. Em um recorte que considera apenas os tribunais superiores, grupo que inclui o STF, o percentual sobe para 48%. Apesar disso, a situação do Supremo em si é considerada bastante atrasada em relação à igualdade de gênero, pois agora, com a saída de Rosa Weber, a Corte conta apenas com a ministra Cármen Lúcia entre as 11 cadeiras do plenário.

Em 132 anos de história, o STF teve mais de 170 ministros, mas apenas três eram negros, além de serem todos homens. Foram eles: Pedro Augusto Lessa (1907-1921), Hermenegildo de Barros (1919-1937) e Joaquim Barbosa (2003-2014). Assim, se Lula indicasse uma mulher negra para substituir Rosa Weber, ela seria a primeira com esse perfil na Corte.

“As instituições constitucionais têm um papel central no combate ao sexismo e racismo e, a partir daí, a reivindicação por uma ministra negra no STF cumpre uma função simbólica importante, mas, sobretudo, marca o compromisso da sociedade brasileira com a ampla promoção da igualdade de gênero e racial para que caminhemos em maior ritmo a um projeto de país aliado à consciência democrática antirracista e antissexista que possa nos garantir um futuro justo e solidário”, afirmam as 25 deputadas, na carta enviada a Lula.

O presidente ainda não informou publicamente quem pretende indicar à vaga. De acordo com veículos da mídia empresarial, os nomes mais cotados ao cargo seriam os do atual ministro da Justiça, Flavio Dino, do advogado-geral da União, Jorge Messias, e do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas.  

Veja abaixo o nome das deputadas que assinam a carta a Lula:

Benedita da Silva (PT/RJ)  

Ana Paula Lima (PT/SC)

Ana Pimentel (PT/MG)

Camila Jara (PT/MS)

Carol Dartora (PT/PR)

Célia Xakriabá (PSOL/MG)

Dandara Tonantzin (PT/MG)

Daiana Santos (PCdoB/RS)

Delegada Adriana Accorsi (PT/GO)

Denise Pessoa (PT/RS)

 Dilvanda Faro (PT/PA)

Duda Salabert (PDT/MG)

Erika Hilton (PSOL/SP)

Erika Kokay (PT/DF)

Ivoneide Caetano (PT/BA)

Jack Rocha (PT/ES)

Juliana Cardoso (PT/SP)

Lídice da Mata (PSB/BA)

Luiza Erundina (PSOL/SP)

Maria Arraes (SD/PE)

Natália Bonavides (PT/RN)

Profª Luciene Cavalcante (PSOL/SP)

Reginete Bispo (PT/RS)

Sâmia Bomfim (PSOL/SP)

Talíria Petrone (PSOL/RJ)

 

Edição: Douglas Matos

fonte: https://www.brasildefato.com.br/2023/10/01/em-carta-dirigida-a-lula-deputadas-de-varios-partidos-pedem-mulher-negra-no-stf

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...