Projeto vinculado à Eeca UFG se destaca no Prêmio Mulheres Rurais e no Troféu Siriema 

Universidade Federal de Goiás UFG - Em 29/11/23 14:56.

 

Texto e fotos: Projeto Energia das Mulheres da Terra

Energia das Mulheres da Terra_premiado_out_nov_2023
Construção do Sistema de Energia Solar da agroindústria de polpas de frutas, doces e geleias da Apro-Bom  (Nazário/GO, 2022)

 

O projeto Energia das Mulheres da Terra, realizado pela empresa Gepaaf Assessoria Rural, com parceria e orientação acadêmica da Escola de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Goiás (Eeca/UFG), e recursos do Fundo Socioambiental Caixa, recebeu o primeiro lugar no Prêmio Mulheres Rurais - Espanha Reconhece, em outubro, e o primeiro lugar no Troféu Seriema - Prêmio Crea de Meio Ambiente, na categoria Sociedade Sustentável, na última quinta-feira (23/11). O Troféu Seriema concedeu uma placa comemorativa à Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG.

O objetivo do Energia das Mulheres da Terra é fortalecer a produção de mulheres agricultoras familiares do Estado de Goiás, seus coletivos, associações e cooperativas, implantando tecnologias de energia renovável e alternativas de abastecimento de água e irrigação. Entre 2019 e 2023, beneficiou 92 mulheres agricultoras e 9 organizações, com a implantação de biodigestores, sistemas de energia solar fotovoltaica, sistema de abastecimento de água com bomba solar, sistemas de captação e armazenamento de água de chuva e tanques de peixe agroecológicos. 

A proposta foi construída a partir da articulação de organizações da agricultura familiar, do programa de Territórios Rurais e da Feira Agro Centro-Oeste Familiar, e hoje envolve 42 organizações em 27 municípios goianos.

Recebeu orientação acadêmica da professora Karla Emmanuela Ribeiro Hora (Eeca), a partir do projeto de pesquisa "Energia das Mulheres da Terra: soluções tecnológicas e metodologias de monitoramento", que incluiu a participação de estudantes dos cursos de Engenharia Ambiental e Ciências Ambientais.

As estudantes da Eeca Isabella Chagas, Jéssica Vieira, Maysa Dias e Ryvian Vieira desenvolveram projetos de iniciação científica (PIC) e trabalhos de conclusão de curso (TCC), em soluções tecnológicas de manejo de água, saneamento rural, indicadores de monitoramento e consumo energético, biodigestores e a interface com ações de igualdade de gênero. O estudante do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCiamb/UFG) Lucas Machado defendeu dissertação de mestrado analisando o consumo de energia no ciclo de vida de alimentos produzidos pela agricultura familiar.

A empresa Gepaaf Assessoria Rural, executora do projeto, foi fundada por egressos da UFG, principalmente a partir da experiência do Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Agricultura Familiar da Escola de Agronomia (com a mesma sigla: Gepaaf), do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane), e dos Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedets).

Prêmio Mulheres Rurais - Espanha Reconhece

O Prêmio Mulheres Rurais é realizado pela Embaixada Espanha no Brasil, pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (Iica), pela Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres e pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Na segunda edição, recebeu inscrições de coletivos formados por mulheres rurais de todas as regiões do País. Foram recebidas 218 propostas dos 26 estados, além do Distrito Federal. 

Seu objetivo é reconhecer e fortalecer o protagonismo feminino na agricultura e nos sistemas agroalimentares locais, na geração de renda, proteção do meio ambiente e mitigação das mudanças climáticas, além de  valorizar o trabalho das mulheres no que tange às tarefas de cuidado com a família e comunidade e no fomento à formação de novas lideranças femininas.

Troféu Seriema - Prêmio Crea de Meio Ambiente

O Troféu Seriema está em sua 21ª edição e é uma realização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), com o apoio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). Seu objetivo é reconhecer projetos expressivos em prol da preservação, recuperação, defesa ou conservação do meio ambiente.

Neste ano, recebeu 106 inscrições, contemplando 12 estados em todas as regiões do país. Destes, 21 foram selecionados como finalistas, concorrendo nas modalidades: Sociedade Sustentável, Imprensa, Biodiversidade, Gestão Empresarial para ODS, Inovação, Produção Acadêmica e Elementos Naturais. 

O tema desta 21ª edição foi "Pessoas Mudam o Mundo", para mostrar, com trabalhos reais, o quanto as pessoas têm o poder de transformar, realizar sonhos e concretizar ideias. O objetivo é conscientizar toda a sociedade acerca de suas práticas e o impacto que estas têm no meio ambiente. 

 

Fonte: Projeto Energia das Mulheres da Terra - https://ufg.br/n/176812-projeto-energia-das-mulheres-da-terra-recebe-2-premiacoes-nacionais

 

 


Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...