Karine tinha apenas 16 anos e morava na Aldeia Jaguapiru, onde foi vítima de violência sexual e feminicídio praticado pelo namorado

Publicado em 12/12/2023 19h34 - Ministério das Mulheres
Nota oficial

 

O Ministério das Mulheres vem a público manifestar solidariedade à família de Karine Ferreira Isnarde, jovem indígena brutalmente assassinada no último fim de semana em Dourados/MS. Karine tinha apenas 16 anos e morava na Aldeia Jaguapiru, onde foi vítima de violência sexual e feminicídio praticado pelo namorado, segundo informações divulgadas pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul.

Infelizmente, não se trata de um caso isolado na reserva indígena de Dourados. Desde o início do ano, diante do agravamento da violência de gênero contra meninas e mulheres indígenas, o Ministério das Mulheres tem alertado aos demais órgãos do poder público para uma situação de crise humanitária vivenciada pelas comunidades Guarani Kaiowá. 

O Ministério das Mulheres reitera o compromisso com a proteção dos direitos das mulheres indígenas, atuando no estabelecimento de protocolos e fluxos específicos na Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180, voltados aos atendimentos de mulheres indígenas Guarani Kaiowá e de todas as etnias do estado do Mato Grosso do Sul.

A pasta também tem voltado esforços para a construção de uma unidade da Casa da Mulher Brasileira em Dourados e outra no município de Corumbá, que inicia um estudo de projeto de atenção às mulheres de fronteira, incluindo mulheres indígenas. Em parceria com o Ministério dos Povos Indígenas (MPI), serão implementadas ainda Casas da Mulher Indígena por bioma (Caatinga, Mata Atlântica, Cerrado, Pampa, Pantanal e Amazônia).

Reforçamos nossa solidariedade aos familiares de Karine Ferreira Isnarde e à comunidade neste momento de dor. O Ministério das Mulheres seguirá trabalhando contra toda forma de violência contra as mulheres.

MINISTÉRIO DAS MULHERES
12 de dezembro de 2023
fonte: https://www.gov.br/mulheres/pt-br/central-de-conteudos/noticias/2023/dezembro/nota-de-solidariedade-a-familia-de-karine-ferreira-isnarde-vitima-de-feminicidio-em-reserva-indigena-de-dourados-ms-1

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...