Mulheres foram candidatas à Prefeitura de SP em 22 vezes nos 470 anos da cidade; Luiza Erundina foi quem mais se candidatou

atualizado

Arte/Metrópoles
Montagem mostra fotografias coloridas de Luiza Erundina e Marta Suplicy - Metrópoles

São Paulo – Nos 470 anos de história de São Paulo, apenas dez mulheres se candidataram à Prefeitura da capital paulista. Das 22 vezes em que elas se lançaram como opções para comandar o município, em apenas duas, em 1988 e em 2000, o eleitorado paulistano elegeu uma prefeita.

Luiza Erundina (1989-1993) e Marta Suplicy (2001-2004), ambas pelo PT (montagem em destaque), foram as duas únicas mulheres eleitas para a comandar a cidade, que teve 58 prefeitos em sua história.

 

Erundina, hoje deputada federal pelo PSol, é a mulher que mais vezes se candidatou: foram seis campanhas a prefeita por três partidos diferentes (veja no quadro abaixo) e outras duas a vice: em 1985, na chapa de Eduardo Suplicy (PT) e em 2020, na chapa de Guilherme Boulos (PSol).

A capital paulista também conheceu apenas duas vices na Prefeitura: Alda Marco Antônio (MDB), na gestão Gilberto Kassab (PSD), entre 2009 e 2012, e Nádia Campeão (PCdoB), que foi vice do petista Fernando Haddad (2013-2016).

Histórico de mulheres na disputa à Prefeitura

A primeira mulher a disputar o cargo de prefeita na capital paulista foi Ana Rosa Tenente, do Partido Humanista (PH), em 1985, nas primeiras eleições após a redemocratização do país. Na ocasião, ela enfrentou outros onze candidatos – todos homens – e recebeu pouco mais de 45 mil votos. O eleito foi Jânio Quadros pelo PTB.

As eleições que mais tiveram candidaturas femininas à Prefeitura foram 2004 e 2008, com quatro campanhas que se repetiram nas duas ocasiões: Anaí Caproni (PCO), Luiza Erundina (PSB), Marta Suplicy (PT) e Soninha Francine (PPS).

Para as eleições de 2024, há duas pré-candidatas anunciadas até o momento: a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) e a economista Marina Helena (Novo). Marta Suplicy, que deve se filiar novamente ao PT na próxima semana, aceitou ser a vice de Guilherme Boulos.

 

fonte: https://www.metropoles.com/sao-paulo/somente-10-mulheres-se-candidataram-a-prefeitura-de-sp-na-historia

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...