O Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP) promove na quinta-feira (29/2), a partir das 9h, o segundo de uma série de encontros para discutir temas que impactam a vida das mulheres que decidem participar da política.

 

22/02/2024 - 11:07  - Agência Câmara

Os Encontros do ONMP reúnem profissionais, pesquisadoras/es e pré-candidatas para debater temas relacionados aos três eixos de pesquisa do órgão, vinculado à Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados: Violência contra a Mulher; Atuação Política e Representatividade; e Atuação Partidária e Processos Eleitorais.

O objetivo do encontro é estimular mecanismos que viabilizem mais informações às candidatas às eleições de 2024 sobre seus direitos e a formação de redes de apoio. Serão realizados vários eventos, presenciais e virtuais, até as eleições municipais de 2024. Os encontros também visam ampliar a conexão da sociedade aos campos de pesquisa abrangidos pelo observatório e formar redes de mulheres atuantes na política, nas quais haja o compartilhamento das dificuldades enfrentadas e a apresentação de possíveis soluções legislativas.

Financiamento e cotas
Intitulado “Mulheres na política e o financiamento público de campanhas eleitorais: efeitos, dificuldades e possibilidades de avanços do sistema de cotas”, este segundo evento terá a mediação de uma deputada federal e a participação dos pesquisadores Felipe Lauritzen e Olivia Tsoutsoplidi, ambos com pesquisa na Sciences Po Paris sobre os efeitos das cotas de gênero e raciais em fundos eleitorais públicos na representação de mulheres e pessoas negras nas eleições de 1994 até 2022.

Durante o encontro, haverá um espaço reservado para a participação do público para esclarecimento de dúvidas e compartilhamento de experiências sobre o tema, com vagas limitadas. Os interessados em compartilhar situações de dificuldades enfrentadas por mulheres no acesso a recursos de campanhas devem indicar o desejo de relatá-lo durante o evento no formulário de inscrições. Para participar do evento apenas como ouvinte, basta deixar os dois últimos campos do formulário em branco.

O encontro será híbrido, com evento presencial na Câmara dos Deputados, no Plenário 6 das comissões; e transmissão ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube.

 

fonte: https://www.camara.leg.br/assessoria-de-imprensa/1037629-financiamento-de-campanhas-para-mulheres-candidatas-e-sistemas-de-cotas-serao-temas-de-encontro-na-camara/

ENCONTROS DO ONMP | 2ª EDIÇÃO

 

Este será o segundo de uma série de encontros entre profissionais, pesquisadoras/es e pré-candidatas para discutir temas relacionados aos eixos de pesquisa do ONMP e que podem contribuir para que as mulheres formem redes de apoio e cheguem mais informadas sobre seus direitos como candidatas nas eleições municipais de 2024. 

Nesta segunda edição, uma representante da Comissão TSE Mulheres falará sobre os aspectos mais técnicos da legislação (leis e jurisprudência) que regem o sistema de cotas de gênero e raça para a distribuição dos recursos do Fundo Eleitoral durante as campanhas, além de trazer informações relevantes sobre o tratamento deste tema pelos tribunais eleitorais. 

Os pesquisadores Felipe Lauritzen e Olivia Tsoutsoplidi apresentarão os resultados de sua pesquisa mais recente na Sciences Po Paris, que avaliou os efeitos das cotas de gênero e raciais em fundos eleitorais públicos na representação descritiva de mulheres e negros. Fornecerão números e dados abrangendo desde as eleições de 1994 até 2022, analisando mais profundamente estas recentes reformas eleitorais, ao mesmo tempo que fornecerão recomendações políticas para melhorar a representação política destes grupos.

A mediação do encontro será feita pela Deputada Yandra Moura, coordenadora-geral do Observatório, fará a mediação do evento e mulheres (mandatárias e candidatas de eleições passadas) terão espaço para compartilhar seus depoimentos sobre dificuldades enfrentadas para acessar recursos de financiamento de campanhas e os impactos do aprimoramento do sistema de cotas nos últimos anos, mediante inscrição prévia.

Ao final do evento, as/os palestrantes terão um tempo para responder a dúvidas e comentar sobre os depoimentos das mulheres que se inscreverem para fala.

Sobre os palestrantes

Felipe Lauritzen | Pesquisador associado ao Observatório Nacional da Mulher na Política da Câmara dos Deputados. Doutorando em Economia pela Sciences Po Paris e afiliado à Rede de Pesquisa e Política em Pluralidade Midiática do think-tank CEPR. Sua pesquisa concentra-se em questões relacionadas à democracia no Brasil e em formas de melhorar seu sistema de representação, combatendo as desigualdades socioeconômicas, raciais e de gênero nas eleições.

Olivia Tsoutsoplidi | Doutoranda em Economia na Sciences Po Paris, onde atua como Jovem Pesquisadora do Laboratório de Avaliação Interdisciplinar de Políticas Públicas (LIEPP). Sua pesquisa centra-se nos fatores históricos e contemporâneos da desigualdade de gênero e nas políticas para resolvê-los hoje. Atualmente, ela faz parte de um projeto que avalia as recentes reformas no financiamento de campanhas no Brasil, com o objetivo de melhorar a representação política de mulheres e pessoas negras.


INSCREVA-SE AQUI ATÉ 28/02: cd.leg.br/onmp2

 

O que são os Encontros do ONMP? 

Série de eventos com o objetivo de promover a reunião de profissionais, pesquisadoras/es e pré-candidatas para discutir temas relacionados aos eixos de pesquisa do ONMP e que podem contribuir para que as mulheres formem redes de apoio e cheguem mais informadas sobre seus direitos como candidatas nas eleições municipais de 2024.
Veja aqui a gravação da primeira edição, ocorrida em novembro de 2023: Mulheres na política e saúde mental - O acolhimento psicológico das vítimas de violência política

 

Quer receber em seu e-mail informações sobre os próximos eventos do ONMP? Escreva-nos pedindo a sua inclusão em nossa lista: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

GRAVAÇÕES DOS EVENTOS JÁ REALIZADOS

 

AGO/2021

Debate A Reforma Política e a Representatividade das Mulheres

 

NOV/2021

Debate Violência Política contra as Mulheres

 

NOV/2021

Debate A Mulher e a Regulamentação das Eleições de 2022: Contribuições para a Redação das Resoluções do TSE

 

MAR/2022

Seminário Avanços Legislativos e Preparação das Candidaturas Femininas para as Eleições de 2022

 

MAR/2022

Ciclo de Debates Mais Mulheres na Política: 90 Anos do Voto Feminino e o combate à violência política

 

JUN/2022

I Seminário Violência Política contra a Mulher 

 

AGO/2022

II Seminário Violência Política contra a Mulher: balanço de um ano da vigência da Lei 14.192/2021

 

NOV/2022

Seminário Mulheres nas Eleições de 2022 

 

MAI/2023

Seminário Desafios para a Paridade: raça e gênero nas eleições no Brasil (em parceria com a Universidade de Brasília)

Link de gravação da parte da manhã aqui e da tarde aqui

 

NOV-2023

Encontros do ONMP (1ª edição)
Mulheres na política e saúde mental - O acolhimento psicológico das vítimas de violência política

fonte: https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/secretarias/secretaria-da-mulher/observatorio-nacional-da-mulher-na-politica/eventos

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

Cfemea Perfil Parlamentar

Violência contra as mulheres em dados

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Estudo: Elas que Lutam

CLIQUE PARA BAIXAR

ELAS QUE LUTAM - As mulheres e a sustentação da vida na pandemia é um estudo inicial
sobre as ações de solidariedade e cuidado lideradas pelas mulheres durante esta longa pandemia.

legalizar aborto

Veja o que foi publicado no Portal do Cfemea por data

nosso voto2

...