Quase lá: Banheiro para transexuais na pauta do Supremo

A ação é relacionada a um pedido de indenização por danos morais em que uma mulher trans foi impedida de usar o banheiro feminino em shopping de Florianópolis

Correio Braziliense

dj2 -  (crédito: kleber sales)

dj2 - (crédito: kleber sales)
 

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar, com repercussão geral, uma questão de relevância para o dia a dia da população transexual. A discussão está centrada no seguinte tema: qual deve ser o critério para o uso de banheiros públicos? Uma pessoa trans pode ser abordada e impedida de utilizar um toalete do sexo ao qual se identifica?

O processo é relacionado a um pedido de indenização por danos morais em que uma trans foi impedida de entrar no banheiro feminino em shopping de Florianópolis por funcionária do estabelecimento. Ela disse que se sentiu tão constrangida ao ser impedida de usar o banheiro que não conseguiu controlar suas necessidades fisiológicas e as fez na própria roupa, sob o olhar de quem passava na hora. Depois, ainda teve de voltar para casa, nessa condição, de ônibus.

O relator do caso é o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF, que marcou o julgamento para 29 de maio.

 

fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/direito-e-justica/2024/05/6849142-banheiro-para-transexuais-na-pauta-do-supremo.html

 


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...