As mulheres negras do Centro-Oeste promoveram nos dias 23 e 24 de novembro, em Brasílias, encontro para impulsionar a construção da Marcha de Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver (MMN2025), prevista para acontecer em 2025.
O Encontro das Mulheres Negras do Centro-Oeste 2024 teve o objetivo de reunir mulheres negras pertencentes a diversos coletivos, mulheres griôs, mulheres da terra, mulheres das águas, mulheres das florestas e mulheres dos povos tradicionais e de religiões de matriz africana para levantarem pautas prioritárias, levando em consideração todas as suas potências, aspectos identitários, de pertencimento, ritualísticos para a composição maior que
é o Bem Viver da população negra brasileira.
Nesta atividade com dois dias imersivos, os territórios do Centro-Oeste, de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, e entornos ampliados de cidades próximas dos estados de Minas Gerais, Tocantins e Bahia fizeram conexões, teceram conhecimentos com aproximadamente 200 mulheres, cada uma trazendo sua parte para a construção de um todo, rumo à MMN2025.
Essa rede de articulação coletiva traz também como ferramenta estratégica a Marcha de Mulheres Negras contra o Racismo, a Violência e o Bem Viver de 2015. Então, 10 anos depois, a mulherada vem com força total para a 2ª Marcha que cobrirá as ruas da capital federal, com suas cores, danças para reivindicar com sua beleza, políticas públicas, o direito à vida e à promoção da igualdade racial. São previstas a presença de 1 milhão de mulheres.
Fonte: Comitê Impulsor da Marcha das Mulheres Negras Por Reparação e Bem Viver no Distrito Federal e Entorno
Mais informações: Telefone: 61 99202-7887 ou E-mail: