Quase lá: Programação da 1ª Semana da Empregabilidade trans

Está em vigor a Lei 14.668/2023 que cria a Semana Municipal de Empregabilidade, Capacitação e Visibilidade de travestis, pessoas transgêneras e não-binárias no município de Juiz de Fora. 

Gabinete Tallia Sobral, de Juiz de Fora (MG)
 

Iúna Mariá

Está em vigor a Lei 14.668/2023 que cria a Semana Municipal de Empregabilidade, Capacitação e Visibilidade de travestis, pessoas transgêneras e não-binárias no município de Juiz de Fora. A Semana terá sua primeira execução neste ano de 2024.  A matéria é de autoria da vereadora Tallia Sobral (PSOL) e busca enfrentar problemas estruturais como a luta por emprego, autonomia e independência das pessoas trans.

Programação

24 a 29 de janeiro
Exposição de upcycling. Walery Jeans – horário comercial

29 janeiro a 02 de fevereiro
Exposição de upcycling e Plantão CPC. Paço Municipal – das 09h às 17h

29 de janeiro
3ª Marcha da Visibilidade Trans. Concentração no Parque Halfeld – 17h

29 a 31 de janeiro
Curso de aperfeiçoamento profissional para pessoas trans. SENAI – das 08h às 17h Link de inscrição aqui

30 de janeiro
Roda de conversa “Escola e trabalho para pessoas trans”. Grupo Mulheres do Brasil – Profª Claudete. Anfiteatro João Carriço – 16h

Desfile de Upcycling. Paço Municipal – 19h

Workshop para empresas “Diversidade e Inclusão: barreiras, desafios e possibilidades”. Drª Brune Coelho. SENAI – das 08h às 12h
Link de inscrição aqui

31 de janeiro
Roda de conversa “Upcycling de experiências trans: construindo estratégias coletivas e políticas”. Drª Brune Coelho. SENAI – 19h

01 de fevereiro
Mutirão de emprego da Diversidade + oficinas profissionais. Parque Halfeld (em frente à Câmara Municipal) – das 09h às 14h

Contexto social

No Brasil, pessoas T encontram portas fechadas nos espaços de ensino e no mercado de trabalho. Atualmente, 90% das travestis e pessoas trans encontram-se no trabalho informal, seja pela falta de oportunidades ou por atitudes transfóbicas dentro dos espaços de trabalho em que estão inseridas, segundo relatório da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra).

Dessa forma, as ações previstas na Lei giram em torno da oferta de formação e capacitação para pessoas travestis, transgêneras e não-binárias,sensibilização dos empregadores, acesso à informação sobre vagas disponíveis além da promoção de espaços acolhedores à diversidade.

Força coletiva

Paula Duarte

O Projeto foi contruído pela  Associação de Travestis, Transgêneres e Transsexuais de Juiz de Fora (Astra), pelos movimentos sociais e por outros três mandatos do PSOL: Iza Lourença (Belo Horizonte), Bancada Feminista (São Paulo) e Matheus Gomes (Porto Alegre). Dessa forma, outras proposições semelhantes também foram protocoladas em Belo Horizonte, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Links importantes e contatos

Conheça o projeto na íntegra: https://www.camarajf.mg.gov.br/sal/proposicaon.php?num=107221

Programação site prefeitura: https://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=82566

Contatos

Gabinete Tallia Sobral: 32 99181-2807
Sol Mourão, presidente da Astra:  32 9149-4737

 

Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...