Quase lá: Deputada federal Erika Hilton propõe PEC pelo fim da escala 6×1

Em vídeo publicado nas redes sociais, a deputada informa que apresentará uma PEC pela redução da jornada de trabalho ao Congresso Nacional

 

Na imagem, a deputada federal Erika Hilton durante sessão na Câmara, em Brasília.

Foto: Reprodução / Câmara dos Deputados - Descrição da Imagem: Na imagem, a deputada federal Erika Hilton durante sessão na Câmara, em Brasília.

2 de maio de 2024 - ALMA PRETA

 

No Dia do Trabalhador (1), a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) divulgou a apresentação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que solicita uma revisão na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com o objetivo de reduzir a jornada de trabalho nacional.

De acordo com Erika, a PEC ainda está em fase de elaboração e em breve será apresentada no Congresso Nacional e no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

“Trabalhador é mãe, é pai, avô, tia, e precisa que as condições de trabalho respeite as suas subjetividades”, comentou Erika no vídeo divulgado em seu perfil no X (antigo Twitter). “Em breve, viremos aqui no Ministério do Trabalho pra também apresentar essa proposta e construirmos condições dignas de trabalho a todos os trabalhadores”, completou.

Deputada Erika Hilton propoe PEC fim da escala 6x1

O vídeo também anuncia a participação da parlamentar no movimento Vida Além do Trabalho (VAT), que busca melhores condições para a vida dos trabalhadores.

Junto a proposta de emenda constitucional, a deputada divulgou uma petição pública no tema, chamada de “Por um Brasil que Vai Além do Trabalho”, em conjunto com o VAT. A petição, endereçada ao Congresso Nacional, solicita uma revisão na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). 

Além da redução, o documento propõe um debate público e transparente, com a participação de representantes dos trabalhadores, empregadores e especialistas em direitos laborais. A criação de políticas públicas de proteção ao trabalhador também é pautada na petição, que pode ser assinada online pelo site.

O tema de redução da jornada trabalhista está previsto para ser analisado no Senado Federal. Tramita na Comissão de Assuntos Econômicos, um projeto de lei (n° 1105/2023) que prevê a redução das horas de serviço, buscando atingir gradualmente as 36 horas semanais sem redução salarial. 

A ‘escala 6×1’, é o tipo de escala no qual o funcionário cumpre seis dias consecutivos de trabalho e possui apenas um para folga, muito usado no setor do comércio. Essa modalidade de trabalho foi aprovada em 2017, na Reforma Trabalhista aprovada no Governo Temer.


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...