Quase lá: 10 anos do Consenso de Montevideo

A laicidade do Estado é fundamental para garantir os direitos humanos

 

10 años del Consenso de Montevideo

La laicidad del estado es fundamental para garantizar los derechos humanos.

 

Montevidéu: o que é e qual a sua importância?

 

Publicado em: 10/06/2021

Atualizado em: 27/06/2023

 
 

No ano de 2013 foi realizado o Consenso de Montevidéu, na capital Uruguaia. A reunião multilateral foi realizada por uma iniciativa da CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe), do Governo do Uruguai e apoiada pela UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas). O principal resultado do encontro foi a implementação de medidas para reforçar os objetivos da Agenda de Cairo, implementada em 1994.

Mas você sabe o que foi implementado pelo Consenso de Montevidéu, quais são as principais metas a serem seguidas e porque elas são importantes? Calma, é só continuar por aqui que o Politize! te explica!

Leia também: O que faz a ONU?

Líderes de 38 nações reunidos no Consenso de Montevidéu. Fonte: Cepal.

O que é o Consenso de Montevidéu?

O Consenso de Montevidéu sobre a População e Desenvolvimento é o Programa de Ação da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento para além de 2014, elaborado depois do primeiro encontro da Conferência Regional sobre População e Desenvolvimento da América Latina e do Caribe. A Conferência ocorreu entre os dias 12 e 15 de agosto de 2013 na cidade de Montevidéu, capital do Uruguai – por isso o nome Consenso de Montevidéu. 

O documento tem como objetivo reforçar as metas da Agenda de Cairo, plano de ação elaborado em 1994. São eles: o crescimento econômico, desenvolvimento dos recursos humanos, igualdade e equidade de gênero e a satisfação das necessidades da população na área da saúde, em particular, na saúde reprodutiva

Aqui no Politize!, temos um texto que explica o que foi a Agenda de Cairo e sua importância. Clique aqui para conferir!

Para o evento, foram reunidas mais de 800 pessoas, sendo 24 organismos internacionais, 260 organizações não governamentais e delegados de 38 países da América Latina e do Caribe.

A principal discussão foi sobre o Programa de Ação da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD) depois de 2014. Isso porque a Agenda de Cairo de 1994 estipulava o prazo de 20 anos para o cumprimento dos objetivos. 

Dessa forma, o objetivo foi analisar os progressos na América Latina e no Caribe nos últimos 20 anos e identificar os pontos de melhoria. Os assuntos enfatizados foram regionais e relevantes para a população e o desenvolvimento, para o bem-estar e a dignidade humana, e também para a sustentabilidade. 

Quais são as medidas propostas?

O Plano de Ação do Consenso de Montevidéu inclui mais de 120 medidas divididas em oito diferentes temáticas, consideradas importantes para dar seguimento ao CIPD. 

São eles:

  1. Direitos, necessidades e demandas dos meninos, meninas, adolescentes e jovens;
  2. Envelhecimento, proteção social e desafios socioeconômicos;
  3. Acesso universal aos serviços de saúde sexual e reprodutiva;
  4. Igualdade de gênero;
  5. Migração internacional e a proteção dos direitos de todas as pessoas migrantes;
  6. Desigualdade territorial, mobilidade espacial e vulnerabilidade ambiental;
  7. Povos indígenas, interculturalidade e direitos;
  8. Afrodescendentes, direitos e combate ao racismo e à  discriminação racial.

De modo geral, podemos afirmar que os objetivos principais são a integração plena da população e sua dinâmica no desenvolvimento sustentável com igualdade e respeito aos direitos humanos.

Leia também: o que é desenvolvimento sustentável?

Portanto, podemos concluir que o Consenso de Montevidéu foi um marco relevante para a garantia dos direitos e do desenvolvimento da população da América Latina e do Caribe. O programa de ação ainda é utilizado e vale destacar que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU englobam os objetivos reforçados pelo encontro realizado na capital uruguaia.

Conseguiu entender o que é o Consenso de Montevidéu? Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários!

Referências:

CEPAL: países aprovam o Consenso de Montevidéu

Cepal: estratégia de Montevidéu

UNFPA Brasil: Consenso de Montevidéu

fonte: https://www.politize.com.br/consenso-de-montevideu/

Consenso de Montevidéu

Representantes oficiais de 38 países aprovaram em 16 de agosto de 2013 o Consenso de Montevidéu sobre População e Desenvolvimento. O documento que reforça a implementação dos assuntos de população e desenvolvimento para além de 2014, ao término da Primeira Reunião da Conferência Regional sobre População e Desenvolvimento da América Latina e do Caribe, que se realizou de 12 a 15 de agosto de 2013 em Montevidéu, Uruguai.

A Conferência, organizada pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL) e pelo Governo do Uruguai com o apoio do Fundo de População das Nações Unidas reuniu 24 organismos regionais e internacionais e 260 organizações não governamentais. O evento teve participação total de mais de 800 pessoas, transformando-se assim em uma das maiores reuniões intergovernamentais da região.

O Consenso de Montevidéu inclui mais de 120 medidas sobre oito temas identificados como prioritários para dar seguimento ao Programa de Ação da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD) das Nações Unidas, realizada no Cairo em 1994. São eles:

  1. direitos, necessidade e demandas dos meninos, meninas, adolescentes e jovens;
  2. proteção social e desafios socioeconômico para a população em envelhecimento;
  3. acesso universal aos serviços de saúde sexual e reprodutiva;
  4. igualdade de gênero;
  5. migração internacional e proteção de direitos dos migrantes;
  6. desigualdade territorial, mobilidade espacial e vulnerabilidade ambiental;
  7. povos indígenas, interculturalidade e direitos;
  8. direitos dos povos afrodescendentes, combate ao racismo e à discriminação racial;

Os delegados dos países assinalaram que a integração plena da população e sua dinâmica no desenvolvimento sustentável com igualdade e respeito aos direitos humanos é o marco geral que deve guiar o aprofundamento das políticas públicas e ações necessárias para erradicar a pobreza, a exclusão e a desigualdade.  Nesse âmbito, acordaram também aplicar um enfoque de direitos humanos com perspectiva de gênero e intercultural no tratamento dos assuntos de população e desenvolvimento, e garantir um padrão de produção e consumo sustentável, evitando o agravamento das mudanças climáticas indesejadas, entre outras medidas.

 

Acesse aqui o documento

fonte: https://brazil.unfpa.org/pt-br/consenso-de-montevideu

 


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...