Quase lá: UnB homenageia Sueli Carneiro com título Doutora Honoris Causa

Hoje, 21 de setembro, às 16h30, no Auditório Esperança Garcia, a filósofa e ativista Sueli Carneiro recebe o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade de Brasília

Filósofa Sueli Carneiro recebe título de doutora honoris causa na UnB

Promovido pelo programa de Direitos Humanos da universidade, o evento acontecerá nesta quarta-feira (21), homenageando a trajetória de uma das maiores figuras do pensamento negro nacional

EE
Eu Estudante - Correio Braziliense
postado em 20/09/2022 
 

A escritora, filósofa e ativista Sueli Carneiro receberá nesta quarta-feira (21) o título de doutora honoris causa na Universidade de Brasília (UnB). A homenagem, proposta pelo programa de Direitos Humanos da UnB, reconhece a trajetória da fundadora do Geledés, em 1988, primeira organização negra e feminista independente de São Paulo.

Considerada uma das maiores expoentes do pensamento negro brasileiro, Carneiro é autora de oito livros e diversos artigos sobre o racismo no país. Ela defendeu em 2005 a tese A fundação do Outro como Não-Ser como fundamento do Ser, no curso de filosofia da Universidade de São Paulo (USP), na qual utiliza os conceitos de dispositivo e biopoder, de Michel Foucault, para analisar as relações raciais no Brasil.

Em sua vasta publicação, defende a necessidade de enegrecer o feminismo e denuncia o apagamento ou epistemicídio – conceito do filósofo português Boaventura de Sousa Santos – de mulheres negras que assumem o poder.

A pensadora também integrou o Conselho Nacional da Condição Feminina, onde criou o único programa brasileiro de orientação na área de saúde voltado para mulheres negras.

Por sua obra e militância, a filósofa paulista recebeu vários prêmios, dentre eles:

  • Prêmio Kalman Silvert (2021);
  • Prêmio Especial Vladimir Herzog (2020);
  • Prêmio Itaú Cultural 30 Anos (2017)
  • Prêmio Benedito Galvão (2014);
  • Prêmio Direitos Humanos da República Francesa.

fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/ensino-superior/2022/09/5038116-filosofa-sueli-carneiro-recebe-titulo-de-doutora-honoris-causa-na-unb.html

 

 

 

Honoris Causa a Sueli Carneiro


Auditório Esperança Garcia (Faculdade de Direito)16:30 - 18:00:0021/09/2022 - 21/09/2022

Em 21 de setembro, às 16h30, no Auditório Esperança Garcia, a filósofa e ativista Sueli Carneiro recebe o título de Doutora Honoris Causa pela UnB. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo canal da UnBTV no YouTube.

A homenagem foi aprovada pelo Conselho Universitário em março de 2022.

O título de Doutora Honoris Causa é atribuído à personalidade que tenha se distinguido pelo saber e/ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos. A recomendação da homenagem a Sueli Carneiro foi feita pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam) da UnB, após a submissão do memorial de Sueli Carneiro pelos professores Wanderson Flor e Vanessa de Castro.

PERFIL – Aparecida Sueli Carneiro nasceu em São Paulo, em 1950. Filósofa e escritora, é uma das principais pensadoras do feminismo negro brasileiro, ativista do movimento antirracista e defensora dos direitos humanos.

Quando o Supremo Tribunal Federal discutiu a constitucionalidade do sistema de reserva de vagas para o ingresso de estudantes negros e negras e indígenas na UnB, em 2012, Sueli Carneiro se destacou em defesa das cotas, da democracia, da igualdade e da justiça social. A filósofa auxiliou na construção epistemológica do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania da UnB e inspira disciplinas e pesquisas realizadas na Universidade.

Sueli Carneiro é fundadora e diretora do Geledés – Instituto da Mulher Negra e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Nos últimos 20 anos recebeu diversas honrarias, como o Prêmio Bertha Lutz, menção honrosa no Prêmio de Direitos Humanos Franz de Castro Holzwarth, Prêmio de Direitos Humanos da República Francesa, Prêmio Benedito Galvão, Prêmio Itaú Cultural 30 anos e o Prêmio Especial Vladimir Herzog. Tem um selo editorial que leva o seu nome, criado pela filósofa Djamila Ribeiro.

Honoris Causa a Sueli Carneiro
 
 

Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...