Quase lá: Erika Kokay apresenta projeto de lei que estabelece diretrizes para a aplicação do princípio da igualdade entre homens e mulheres em políticas de saúde e pesquisas clínicas

Projeto de Lei apresentado pela deputada Erika Kokay estabelece diretrizes para a aplicação do princípio da igualdade entre homens e mulheres na formulação, no desenvolvimento e na avaliação das ações, programas e políticas de saúde e nas pesquisas clínicas com seres humanos.

 

erika kokay foto paulo valadaresA deputada federal Erika Kokay (PT-DF) apresentou projeto de lei que recebeu o número PL 569/2023 com o objetivo de estabelecer maior paridade e igualdade entre homens e mulheres nas pesquisas clínicas buscando equiparar a distribuição entre os participantes da pesquisa. Argumenta a deputada que "sabemos que há todo um contexto histórico que levou à menor participação de mulheres nas pesquisas, e que isso ensejou a existência de pesquisas com pouca representatividade, mesmo sem uma justificativa fundada para tanto. Isso traz repercussões na pesquisa até hoje. Para algumas doenças, não há estudos suficientes sobre o seu diferente desenvolvimento e sintomatologia em corpos de homens e mulheres, devido ao caráter ainda marcadamente androcêntrico das pesquisas científicas nas últimas décadas"

O projeto foi protocolizado na Secretaria Geral da Mesa e deverá receber despacho do presidente da Câmara com indicação das Comissões Permanentes por onde passará e os prazos para emendas.

 


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...