A direta e a extrema-direita querem completar o processo de subordinação do Poder Executivo colocando na lei o modelo que está cada vez mais em prática no Brasil, estão tentando ganhar no "tapetão" o que nunca foi aprovado por Plebiscito, quando o povo foi chamado a votar
Agência Câmara
Saiba a diferença entre presidencialismo, parlamentarismo e semipresidencialismo e como o Brasil chegou à discussão sobre esse sistema
O sistema de governo semipresidencialista combina características do parlamentarismo com um presidente eleito diretamente, com influência na condução política do país. Embora seja um pouco diferente em cada país, é possível identificar algumas características gerais. Vamos conhecê-las para acompanhar a discussão aqui no Brasil.

|
|

|
|
|
A maior parte dos países chegou ao semipresidencialismo a partir de uma transição do sistema parlamentarista. Dependendo do país, presidente pode ter maior ou menor autonomia.Confira as características comuns ao sistema.
|
|
|
O QUE ESTÁ EM DISCUSSÃO NO BRASIL
A maior parte dos países chegou ao semipresidencialismo a partir de uma transição do sistema parlamentarista. Dependendo do país, presidente pode ter maior ou menor autonomia. Confira as características comuns ao sistema.


Quem é a favor argumenta que:
- Em crise política, semipresidencialismo permite rápida e pouco traumática mudança de primeiro-ministro, preservando estabilidade.
- Brasil sofre instabilidades causadas por dois recentes e traumáticos processos de impeachment.
- Cresceu poder do Congresso Nacional de definir agenda legislativa e de influir no orçamento, sem correspondente aumento da responsabilidade pela condução de programa de governo.

Quem é contra argumenta que:
- Crises enfrentadas pelo regime político brasileiro são políticas, decorrentes de fatores complexos.
- Crises não são superadas pela mudança do sistema de governo,mas pelo enfrentamento dos fatores políticos que as engendram, e que se manifestam independentemente do sistema.
Leia a nota técnica “Lugar do semipresidencialismo entre os sistemas de governo”, do consultor legislativo Marcio Nuno Rabat
Texto: Carolina Nogueira Arte: Pablo Alejandro – Rafael Teodoro – Agência Câmara de Notícias – 07/07/2022