Quase lá: Governo deve preparar novas demarcações de quilombos, adianta Teixeira

Terras remanescentes de quilombos devem receber demarcação neste mês de novembro, segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira

Teixeira ressaltou que houve uma volta da demarcação de áreas remanescentes de quilombos -  (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Teixeira ressaltou que houve uma volta da demarcação de áreas remanescentes de quilombos - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Raphael Pati*
postado em 08/11/2023 18:19 - jornal Correio Braziliense

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, adiantou, durante entrevista nesta quarta-feira (8/11) ao CB.Poder — programa do Correio em parceira com a TV Brasília — que o governo federal prepara uma série de medidas que, segundo o chefe da pasta, deve beneficiar os quilombolas e as terras demarcadas para esses povos.

 

Antes de tudo, Teixeira ressaltou que houve uma volta da demarcação de áreas remanescentes de quilombos, após os dois governos anteriores, e revelou que a pasta trabalha em conjunto com o Ministério da Igualdade Racial e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na entrega e reconhecimento de novos territórios.

"Nós também temos compras públicas. A Conab está fazendo uma compra cuja prioridade são essas comunidades. Então, nós estamos comprando de comunidades quilombolas e isso é muito importante por dois aspectos: primeiro, você compra muitos produtos sem agrotóxicos, e em segundo lugar, você compra produtos da cultura alimentar do nosso povo" Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar

No primeiro semestre, já foram contabilizadas três titulações parciais, 21 portarias de declaração e três Relatórios de Identificação e Delimitação (RTID) de Terras Quilombolas. Durante todo o governo de Jair Bolsonaro, foram emitidas seis titulações parciais.

Além disso, o ministro citou os benefícios concedidos à população quilombola no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), como o crédito específico, com 0,5% de juros e 40% de desconto no empréstimo feito dentro do programa.

“Nós também temos compras públicas. A Conab está fazendo uma compra cuja prioridade são essas comunidades. Então, nós estamos comprando de comunidades quilombolas e isso é muito importante por dois aspectos: primeiro, você compra muitos produtos sem agrotóxicos, e em segundo lugar, você compra produtos da cultura alimentar do nosso povo”, afirmou o ministro.

 

* Estagiário sob a supervisão de Carlos Alexandre de Souza

fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2023/11/6652474-governo-deve-preparar-novas-demarcacoes-de-quilombos-adianta-teixeira.html

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...