Quase lá: Ministério da Igualdade Racial lança mapa com eventos do mês da Consciência Negra pelo país

Movimentos e entidades podem inscrever atividades para fazerem parte da iniciativa

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Mapa aponta eventos em todas as regiões do país - Divulgação/Ministério da Igualdade Racial

O Ministério da Igualdade Racial (MIR) lançou um mapa que apresenta centenas de ações em todo o território nacional neste mês de novembro, Mês da Consciência Negra. O mapa virtual, que apresenta iniciativas em todas as regiões do país, pode ser acessado clicando aqui.

O mapa é mais uma iniciativa da campanha Brasil pela Igualdade Racial, que tem o objetivo de relembrar a luta negra e mostrar a forte presença da cultura afro-brasileira nas mais diversas áreas. A ferramenta traz detalhes de cada atividade apresentada, como locais, datas, horários e responsáveis pela organização.

Entidades da sociedade civil, movimentos e órgãos de promoção da igualdade racial podem inscrever eventos para fazerem parte do mapa. Para isto, é necessário preencher o formulário disponível neste link. Cada entidade pode inscrever até cinco eventos.

Mais de 230 atividades já tinham sido cadastradas nestas primeiras semanas do mês. Entre os eventos apresentados estão rodas de conversa, palestras, atos políticos, encontros, lançamentos de livros, desfiles e outras atividades.

Um dos destaques é o Festival da Consciência Negra Zumbi e Dandara, que acontece entre os dias 17 e 19 de novembro, no Galpão da Alameda Eduardo Prado, 474, Campos Elíseos, na região central da capital paulista.

Organizado pela Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), o festival político-cultural terá muita música, culinária afro-brasileira, oficinas e exposições, e vai discutir temas como história e cultura do nosso país e os direitos dos quilombos e comunidades tradicionais de matriz africana.

Edição: Nicolau Soares

fonte: https://www.brasildefato.com.br/2023/11/09/ministerio-da-igualdade-racial-lanca-mapa-com-eventos-do-mes-da-consciencia-negra-pelo-pais

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...