Quase lá: Nova turma do curso de Alfabetização Digital da Fenatrad e da Themis inicia aulas em Porto Alegre

Durante sete encontros, 45 trabalhadoras domésticas de Porto Alegre e da Região Metropolitana terão aulas sobre o uso básico do computador, do pacote office, da internet e do app Laudelina, com professores e estudantes monitores da instituição.

 

 
 

A última quarta-feira (10/5) marcou o início da conquista da autonomia para utilização dos recursos do celular e do computador para 45 trabalhadoras domésticas de Porto Alegre e da Região Metropolitana. Elas participam da nova turma do curso de Alfabetização Digital da Themis e da Fenatrad, em parceria com a UniRitter, através do hub Mulheres Tech.

Durante sete encontros, elas terão aulas sobre o uso básico do computador, do pacote office, da internet e do app Laudelina, com professores e estudantes monitores da instituição. O objetivo é contribuir para a inclusão digital e ampliar o exercício efetivo dos direitos de trabalhadoras domésticas através do uso do aplicativo Laudelina, que ganhou uma nova versão e pode ser acessado diretamente no navegador no celular ou computador, sem a necessidade de instalação.

“Até a primeira aula, que foi nesta quarta-feira, posso dizer que eu era analfabeta digital. Posso dizer isso no passado, porque sei que vou sair com mais conhecimento e experiência de computação. A aula foi maravilhosa, gratificante para mim. É um empoderamento que não tem dinheiro que pague, são momentos de saberes não só na computação. Vai mudar a vida de muitas domésticas”, afirmou Rejane Amélia Silva de Oliveira, de Canoas.

Professor dos cursos de tecnologia da UniRitter, Vinícius Cassol afirma que o curso é uma importante iniciativa para abrir as portas da universidade à comunidade: “a alfabetização digital para trabalhadoras domésticas mostrou como essa troca entre professores, alunos e comunidade transmite mais do que conhecimento, a vivência de ambas as partes, e isso muda a vida de todos os que estão envolvidos”.

A formação fez parte do projeto Movimentos e Tecnologia, apoiado pelo programa Igual Valor, Iguais Direitos da CARE LAC, em aliança com a Cummins. A primeira turma, em 2022, formou 70 trabalhadoras e Promotoras Legais Populares.

 

fonte: https://themis.org.br/nova-turma-do-curso-de-alfabetizacao-digital-da-fenatrad-e-da-themis-inicia-aulas-em-porto-alegre/


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...