Quase lá: Themis lança a revista “A ética feminista do cuidado – ativismos e auto-organização de mulheres na pandemia”

Após o lançamento que ocorrerá em 5 de dezembro, às 18h30, no Clube de Cultura (Rua Ramiro Barcelos, 1.853), em Porto Alegre , a revista será disponibilizada para leitura no site da Themis.

 

Em um momento em que o debate sobre a importância do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres se tornou central no Brasil, a Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos publica sua contribuição sobre o tema na revista “A ética feminista do cuidado – ativismos e auto-organização de mulheres na pandemia”. O lançamento será na terça-feira, 5 de dezembro, às 18h30, no Clube de Cultura (Rua Ramiro Barcelos, 1.853), em Porto Alegre. A ação integra o calendário da organização durante os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher.

Recentemente, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve como tema de redação “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. A revista da Themis oferece respostas e reflexões em artigos, entrevistas e depoimentos sobre o trabalho de cuidado. “A partir do conceito de ética feminista do cuidado, mostramos como essa crise se revelou para as mulheres, e como organizamos a resistência e reação”, afirma a diretora-executiva da Themis, Márcia Soares.

O diálogo entre teoria e prática aparece na fala proferida pela teórica e escritora italiana Silvia Federici, cujo pensamento tem contribuído para o reconhecimento do trabalho doméstico como alicerce para a manutenção da vida. A aula aberta oferecida pela pensadora em encontro promovido pela Themis para trabalhadoras domésticas brasileiras e latino-americanas foi transformada em um artigo na revista.

A revista também traz os depoimentos da Promotora Legal Popular (PLP) Malvina Beatris Souza, da Cruzeiro, em Porto Alegre, e de Cleide Silva Pereira Pinto, do Sindicato das Trabalhadoras Domésticas de Nova Iguaçu/RJ e da Fenatrad (Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas). Ainda podem ser lidas entrevistas sobre a atuação da Themis durante a pandemia e os artigos “Mulheres em tempos de crise: Promotoras Legais Populares na pandemia de Covid-19 no Brasil”, de Fabiana Cristina Severi, e “Justiça de gênero durante e além da crise da COVID-19. Respostas institucionais à violência de gênero e o papel dos grupos de empoderamento legal na América Latina”, de Izabel Belloc.

Após o lançamento, a revista será disponibilizada para leitura no site da Themis. Acompanhe!

fonte: https://themis.org.br/themis-lanca-a-revista-a-etica-feminista-do-cuidado-ativismos-e-auto-organizacao-de-mulheres-na-pandemia/

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...