Quase lá: Corpolítica: documentário mostra experiência de candidaturas LGBTQIA+ em 2020

Filme entra em cartaz em todo país nesta quinta-feira (8) e faz um convite à participação política

 

Brasil de Fato|Recife(PE) |

 

Erika Hilton, hoje deputada federal pelo PSOL, é uma das personagens do filme que disputaram as eleições municipais de 2020 - Liz Dórea

O filme Corpolítica, de Pedro Henrique França, estreia nesta quinta-feira (8) em salas de cinema de todo país. O documentário mergulha na experiência de seis candidaturas LGBTQIA+ nas eleições municipais de 2020 e coloca em evidência o conceito de representatividade política. O foco da obra é investigar o baixo número de pessoas LGBTQIA+ nos espaços públicos. 

"A gente tem um discurso  - muito perigoso - apolítico. A gente tem pessoas que ainda insistem que não querem falar sobre política, e esse filme é uma convocatória para falar de política", disse Pedro. 

Ele participou do programa Central do Brasil desta quinta-feira (8) e comentou sobre a dificuldade do público LGBTQIA+ de participar das eleições e os caminhos para aumentar esta representatividade. 

"O discurso apolítico é perigoso porque nos afasta. Quando a gente fala de subrepresentatividade, a gente fala de subrepresentatividade feminina, LGBTQIA+, negros, indígenas. A política tem que deixar de ter essa fotografia que a gente se acostumou, de homens brancos, héteros". 

Além de constatar esses obstáculos dentro da arena política para a população LGBTQIA+, Paulo afirma que o filme tenta estimular esta participação e se colocar como uma inspiração para o surgimento de novas formas de atividade política. 

"O filme é, sem dúvida, um abraço. Ele é uma luz nesse fim do túnel. A política pode ser feita com beleza, com afeto, com amor e com a seriedade que esse lugar merece", concluiu. 

Para conferir a entrevista completa, basta assistir a edição do Central do Brasil desta quinta-feira (8). 

Assista agora ao programa completo



E tem mais! 

A Venezuela voltou? 

O presidente venezuelano Nicolás Maduro participou recentemente de eventos internacionais, inclusive aqui no Brasil. Mas essa agenda significa o fim do isolamento diplomático do país? É o que mostra a reportagem de Lucas Estanislau, nosso correspondente em Caracas.

Medicina de luta 

O pediatra e emergencista Alexandre Bublitz atuou no atendimento aos Yanomami em Roraima como voluntário da Força Nacional do SUS. Professor na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e médico da Prefeitura de Porto Alegre e do Hospital Presidente Vargas, Alexandre conversou com exclusividade com o Brasil de Fato Rio Grande do Sul e falou da experiência com os Yanomami. Ele também criticou o projeto que fixa o marco temporal para a demarcação das terras indígenas.

Central do Brasil é uma produção do Brasil de Fato. Ele é exibido de segunda a sexta-feira, ao vivo, sempre às 12h30, pela Rede TVT e por emissoras públicas parceiras espalhadas pelo país. 

Edição: Thalita Pires

fonte: https://www.brasildefato.com.br/2023/06/08/corpolitica-documentario-mostra-experiencia-de-candidaturas-lgbtqia-em-2020


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...