Quase lá: Presença das mulheres negras na ciência será tema de palestra nesta quarta-feira

Palestrante convidada é a geógrafa Keyla Alencar da Silva, pesquisadora e professora na Universidade Tecnológica Metropolitana do Chile. Com transmissão pelo YouTube

 Publicado: 27/11/2023

A imagem mostra uma mulher negra manuseando um microscópioPalestra on-line vai discutir a contribuição das mulheres negras na ciência, bem como os avanços e desafios das ações afirmativas – Foto: DCStudio/Freepik

Nesta quarta-feira (29), marcando o mês da Consciência Negra, o Programa de Pós-Graduação em Geografia Física da USP convida a professora Keyla Alencar da Silva, da Universidade Tecnológica Metropolitana (Utem), no Chile, para ministrar a palestra Mulheres Negras na Ciência: Desafios e Avanços. A atividade será on-line, transmitida pelo canal do programa no YouTube e aberta a todos. Não é preciso se inscrever para acompanhar. Haverá emissão de certificado para os participantes.

Keyla Alencar da Silva é a palestrante convidada – Foto: Reprodução/Linkedin

Keyla Alencar da Silva é geógrafa, doutora em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisa e leciona no Departamento de Indústria da Faculdade de Engenharia da Utem. Tem sido uma voz ativa no debate sobre raça e gênero, participando de atividades antirracistas, ministrando palestras e participando de grupos de mulheres como o coletivo chileno #juntashacemoshistoria.

Segundo Bianca Vieira, docente do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e responsável pela atividade do dia 29, o campo da geografia física tem feito muitos debates sobre raça e gênero em seus fóruns e investido na criação de ações de inclusão. Como exemplo, ela menciona o empenho da União da Geomorfologia Brasileira e da comissão organizadora do último evento da área para aumentar significativamente o número de mulheres e negros nas coordenações de mesas e entre os palestrantes. Além disso, o encontro contou com uma mesa-redonda dedicada a discutir o papel das mulheres na ciência.

A palestra on-line de Keyla Alencar da Silva será realizada nesse contexto de compromisso do campo com políticas de inclusão e enfrentamento ao racismo. O Programa de Pós-Graduação em Geografia Física adota uma política de ações afirmativas desde a aprovação de resolução sobre o tema, em 2017. Em seu processo seletivo mais recente para admissão de estudantes, o programa reservou em cada linha de pesquisa uma vaga de mestrado e uma de doutorado para candidaturas de pessoas autodeclaradas pretas ou pardas.

Serviço
Palestra Mulheres Negras na Ciência: Desafios e Avanços, com Keyla Alencar da Silva

Data: quarta-feira, 29 de novembro de 2023, das 18h às 20h
Com transmissão pelo YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=KywAs9_f-wg

 

fonte: https://jornal.usp.br/diversidade/presenca-das-mulheres-negras-na-ciencia-sera-tema-de-palestra-nesta-quarta-feira/

 



Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...