Presidente tem dito a interlocutores que pasta da ministra está fora das negociações
O presidente Lula (PT) tem dito a interlocutores próximos que mandou aisar aos políticos do centrão que “de jeito nenhum” tira a ministra Nísia Trindade do controle do Ministério da Saúde. A informação é da CNN Brasil.
Segundo a publicação, a pasta é cobiçada por ter um dos maiores orçamentos da Esplanada dos Ministérios. Lula, inclusive, não está disposto a ceder à pressão do centrão pelo ministério.
Um dos principais interessados na pasta é o PP, partido do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, em troca de apoio ao governo.
Recentemente, a pressão do centrão foi sido sobre o Ministério do Turismo, chefiado pela ministra Daniela Carneiro. O motivo foi seu pedido de saída do União Brasil para o Republicanos. Lula ainda não confirmou a saída da ministra, mas deu indícios de mudanças;
Segundo a CNN, mesmo sem o aval de Lula, o PP já discute nomes da sigla que poderiam ocupar o comando do Ministério da Saúde em caso de uma reforma ministerial.
Os nomes mais cotados são do atual secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro e deputado federal licenciado, Dr. Luizinho (RJ), e o senador Hiran Gonçalves (RR). Ambos são médicos.