Quase lá: Bauru(SP) - Espetáculo faz refletir sobre a constituição cultural da mulher

Obra multiartística será apresentada neste domingo no Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru da USP

 

  Publicado: 15/06/2023 - Jornal da USP
 
 
Espetáculo transita entre dança, teatro, música e performance – Foto: Paola Bertolini

 

O Teatro da USP (Tusp) apresenta neste domingo, dia 18, às 19 horas, no Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, o espetáculo de dança e canto Mulher Sem Fim. O espetáculo é gratuito e aberto à participação da comunidade em geral.

Mulher Sem Fim é uma peça multiartística que transita entre dança, teatro, música e performance para edificar um corpo constantemente trespassado por ecos de mulheres presentes nas memórias de diversas culturas”, de acordo com a sinopse da obra. “De Madame Bovary a Lady Macbeth, passando por Carmen Miranda, o trabalho traça uma dramaturgia da transformação corpórea de uma performer, que desenha e apaga sua própria identidade de gênero por meio de citações de outras mulheres.”

No espetáculo, a bailarina e atriz Andréia Nhur faz uma apresentação solo e investiga a construção social da mulher em culturas distintas. Ela conta com a colaboração dos integrantes do Katharsis Teatro: a musicista e bailarina Janice Vieira (sua mãe), o dramaturgo, diretor e iluminador Roberto Gill Camargo (seu pai) e a atriz e produtora Paola Bertolini.

Na obra, a bailarina e atriz Andréia Nhur faz apresentação solo – Foto: Danilo Batista

 

Em cena, a artista dança, canta e representa em uma narrativa descontínua corpos de mulheres tomados pelos contextos em que vivem. Figuras históricas são representadas por gestos, cantos e textos da atriz. Entre outras referências, são levados à cena fragmentos de Emma Bovary, Lady Macbeth, Carmen Miranda e a cangaceira Dadá. Constituída por pequenos quadros narrativos, a obra propõe uma reflexão sobre a construção cultural da mulher no aspecto social, afetivo e subjetivo.

Cartaz do espetáculo Mulher Sem Fim – Foto: Reprodução

Promovido pelo Tusp, o evento conta com apoio do Centro Cultural e da Prefeitura do campus da USP em Bauru.

O espetáculo Mulher Sem Fim acontece neste domingo, dia 18, às 19 horas, no Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP (Alameda Doutor Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Cidade Universitária, em Bauru). Entrada grátis. Não é necessário retirar ingressos.

Marianne Ramalho, de Bauru

fonte: https://jornal.usp.br/cultura/espetaculo-faz-refletir-sobre-a-constituicao-cultural-da-mulher/

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...