Quase lá: Primavera dos Museus vai homenagear a memória de comunidades LGBTQIA+, quilombolas e indígenas

Em sua 17ª edição, evento anual reúne atividades em diversos museus do País e contará com a participação de instituições da USP

 

  Publicado: 18/09/2023 - Jornal da USP

Texto: Laura Pereira Lima*

Arte: Gabriela Varão**

Museu do Ipiranga - Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Depois de um longo inverno para as políticas identitárias, a representatividade floresce na 17ª edição da Primavera dos Museus, que celebra o início da estação das flores com muita cultura e diversidade. Com o tema Memórias e Democracia: Pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas, o evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do governo federal, acontecerá entre os dias 18 e 22 de setembro. O objetivo é propor atividades em museus de todo o Brasil e contará, inclusive, com a participação de instituições da USP para discutir as contribuições de grupos marginalizados para a democracia brasileira.

As vivências de comunidades LGBTQIA+, quilombolas e indígenas raramente protagonizam exposições no Brasil e, pensando nisso, a Primavera dos Museus escolheu trazê-las para o centro das discussões. “No contexto de um novo governo que promove a reconstrução e união do Brasil, queremos estimular que os museus, detentores e promotores da memória, da cultura e das artes, contribuam para o reconhecimento, a valorização e o protagonismo das pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas na produção das suas próprias memórias”, informa o Ibram.

A memória é um elemento fundamental para a construção da democracia, destaca a organização, acrescentando que “a democracia verdadeira deve garantir a inclusão dessas vozes historicamente marginalizadas, permitindo que sejam protagonistas de seu próprio destino e da construção de um futuro mais justo e igualitário”.

O Museu Paulista da USP, também conhecido como Museu do Ipiranga, foi uma das unidades que aderiram à iniciativa do Ibram, promovendo debates sobre representatividade e uma apresentação musical da orquestra Brazil Jazz Sinfônica. Nos dias 19 e 20 de setembro, o museu sediará o seminário Lugares de memória LGBTQIAPN+, com a participação de pesquisadores da USP e coletivos sociais para discutir a memória de pessoas LGBTQIA+ e problematizar a falta de representatividade dessa população nos museus. O evento se encerrará com o lançamento do livro Museologia Comunitária LGBTQIA+ e outros ensaios Queer of Color, de Jean Baptista e Tony Boita.

Desde 2007, o Ibram promove anualmente a Primavera dos Museus, com o objetivo de promover e divulgar os museus brasileiros, aumentar o público dessas instituições e intensificar a relação entre os museus e a sociedade. Neste ano, serão 805 museus participantes, que oferecerão mais de 2,5 mil atividades voltadas para a manutenção da memória de comunidades LGBTQIA+, quilombolas e indígenas. A programação, disponível neste link, oferece atividades presenciais e on-line que incluem workshops, exposições, seminários, shows musicais e rodas de conversa. Será possível assistir à programação em centros da USP em São Paulo e também nas cidades de Santos, Piracicaba, Itu e Campos do Jordão. As inscrições ficarão a cargo da instituição responsável por cada atividade.

Capa da 17a Primavera dos Museus - Ilustração: Reprodução/Ibram/gov.br

 

Confira a programação das instituições da USP abaixo:

MUSEU DA EDUCAÇÃO E DO BRINQUEDO (Faculdade de Educação, Av. da Universidade, 308 – Butantã – São Paulo)

20/9 – 17h30 às 19h30 – Joga Mona

O MEB em parceria com o Museu de Ocupação e das Narrativas do Arouche LGBTQIA+ (MONA) apresentará o Joga Mona, material educativo que possibilita vivenciar as referências culturais a partir de situações comuns e momentos importantes da trajetória LGBTQIA+.

Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefone (11) 3091-2352

MUSEU DE OCUPAÇÃO E DAS NARRATIVAS DO AROUCHE LGBTQIA+ (Largo do Arouche, S/N – República – São Paulo)

O Museu de Ocupação e das Narrativas do Arouche LGBTQIA+ (MONA) é um espaço voltado para a memória e patrimônio cultural LGBTQIA+ da região do Arouche e financiado pela USP.

23/9 – 16h às 22h – Lançamento do MONA

Lançamento presencial do MONA. no Largo do Arouche, contando com palestra, performances, aplicação do Joga MONA, dentre outras atividades.

Mais informações: https://www.arouchianos.com.br/mona.html 

MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA DA USP (Av. Professor Almeida Prado, 1466 – Butantã – São Paulo)

21/9 – 10h às 12h – Ciberexposição Sexo dos Anjos

A Ciberexposição Sexo dos Anjos do Acervo Multimídia de Arqueologia e Antropologia (AMAA) reúne peças arqueológicas, textos e imagens históricas e etnográficas, além de relatos contemporâneos em diferentes formatos. Juntos, esses materiais mostram um pouco da dispersão geográfica e da profundidade temporal de evidências que contestam a universalidade da dicotomia de gênero e sexualidade apregoada pelo pensamento ocidental. O evento contará com a participação de Loredana Ribeiro, da UFPel, Bruno Sanches, da UFS, e Lúcio Costa Leite, do IEPA, além da mediação do educador Maurício Silva.

Local: Canal do YouTube do MAE-USP: @MAEUSPoficial

Mais informações: http://www.amaacervos.com.br/osexodosanjos/

Inscrições: https://forms.gle/FeA8dB76FTGCT28p7

MUSEU PAULISTA DA USP (Rua dos Patriotas, 100 – Ipiranga – São Paulo)

19/9 e 20/9 – 8h às 17h – Seminário Lugares de Memória LGBTQIAPN+

Dedica-se à reflexão sobre as memórias de populações LGBTQIAPN+ e sua relação com as políticas de preservação do patrimônio cultural. Inscrições aqui.

23/9 – 16h às 17h – Música no Museu do Ipiranga

Apresentação da Orquestra Brasil Jazz Sinfônica, fruto da parceria entre o Museu Paulista da USP e a Fundação Padre Anchieta.

24/9/2023 – 16h – Roda de conversa Mato em movimento

Conversa com Gliceria Tupinambá. Parceria com a Casa do Povo, na exposição Passados Imaginados.

Mais informações: https://museudoipiranga.org.br, e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefone (11) 2065-8000

MUSEU E CENTRO DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E ARTES LUIZ DE QUEIROZ – ESALQ (Av. Pádua Dias, 11 – Piracicaba)

18/9 a 24/9 – 8h às 18h – Exposição temática sobre geociências

Abertura da exposição Rochas e Minerais: de um grão de areia até a imensidão das cavernas, em parceria com o Museu de Geociências – IGc/USP, abordando questões sobre minerais. Monitorias com o Museu Luiz de Queiroz e com o Clube de Ciências.

18/9 a 22/9 – 8h às 17h – Visita mediada para escolas públicas

Recepção de escolas públicas e municipais, de ensino básico a nível universitário, para atividades com o acervo do Museu e o Clube de Ciências, em parceria com o grupo de extensão e pesquisa Crecin.

19/9 – 10h às 12h – Visita mediada para alunos de pós-graduação

Visita ao Museu Luiz de Queiroz e ao Clube de Ciências com apoio do grupo de extensão e pesquisa Crecin para alunos de pós-graduação de disciplina PAE – Programa de Aperfeiçoamento de Ensino/Esalq.

20/9 a 22/9 – 19h às 22h – Aulas de ciência forense para alunos de licenciatura

Aulas exclusivas para turmas de Licenciatura da Esalq e Instituto Federal – campus Piracicaba, com o objetivo de trabalhar dinâmicas e ensino de ciências forenses utilizando o Museu e o Clube de Ciências

24/9 – 14h às 18h – Atividades sobre geociências

Atividades envolvendo o Museu Luiz de Queiroz, o grupo de extensão e pesquisa Crecin e o Museu de Geociências – IGc/USP, com atividades sobre o tema Geociências.

Mais informações neste link ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

MUSEU REPUBLICANO DE ITU (Rua Barão do Itaim, 67 – Itu)

18/9 a 23/9 – 9h às 15h – Curso Tecer a Rede: Bordado, Gênero e Museus

Curso on-line e presencial: Tecer a Rede: Bordado, Gênero e Museus. Número de vagas: 100. Informações e inscrições: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

19/9 – 10h às 11h – Reabertura da exposição Viagens fluviais: homens e canoas na rota das monções

A exposição receberá novas telas sobre o cotidiano e o imaginário das monções. Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

19/9 – 13h30 às 14h30 – Viagem antiga pelo Rio Tietê: os alimentos no território indígena

Os participantes conhecerão aspectos da influência indígena na alimentação nas monções. Informações e inscrições: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

24/9 – 10h às 11h – Roda de conversa: Ancestralidade e a salvaguarda do samba de bumbo paulista

Informações e inscrições: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

MONUMENTO NACIONAL RUÍNAS ENGENHO SÃO JORGE DOS ERASMOS (Rua Alan Ciber Pinto, 96 – Santos)

19/9 a 23/9 – 9h às 16h – Visita guiada à exposição Ruínas Quinhentistas em Território Milenar

Monitoria guiada pela exposição permanente Ruínas Quinhentistas em Território Milenar, que tem como objetivo contar as histórias de povos indígenas que habitaram e ainda habitam a Baixada Santista.

19/9 – 10h às 12h30 – Oficina de Arqueologia

Monitoria guiada para os participantes para melhor entendimento das práticas arqueológicas na preservação da história indígena, seguida de atividade prática de arqueologia.

19/9 a 23/9 – 9h às 16h – Visita mediada para o público geral

Monitoria aberta para todos os públicos apresentando o sítio arqueológico e as ruínas, incluindo as lutas, culturas, resistências e histórias dos povos originários que aqui habitavam e ainda habitam.

20/9 – 9h às 11h – Visita mediada para alunos de São Paulo

Monitoria para alunos da cidade de São Paulo sobre a história da Baixada Santista, incluindo as lutas, culturas, resistências e histórias dos povos originários que aqui habitavam e ainda habitam.

21/9 – 14h às 16h – Oficina de Sementes

Monitoria pelas ruínas, seguida de atividade de plantio de semente de guapuruvu, uma importante árvore para os indígenas caiçaras.

21/9 – 9h às 11h30 – Visita mediada para alunos da comunidade santista

Monitoria para alunos da comunidade santista sobre a história da cidade, incluindo as lutas, culturas, resistências e histórias dos povos originários que aqui habitavam e ainda habitam.

22/9 – 9h às 11h30 – Oficina de Educomunicação

Monitoria guiada para os participantes, com foco em questões indígenas. Ao final da visita, os alunos produzirão um TikTok sobre algum tema relacionado à monitoria.

22/9 – 14h às 16h – Visita mediada para crianças da Fundação CASA

Monitoria para crianças da Fundação CASA de São Vicente, com foco na história da Baixada Santista e seus povos originários.

23/9 – 14h às 16h – Visita mediada para alunos do curso de Pedagogia da USP

Monitoria para alunos do curso de Pedagogia da USP, com foco em educação jesuíta durante o período de colonização da América Portuguesa.

Serviço

17ª Primavera dos Museus

Programação: SulSudesteCentro-OesteNorteNordeste

*Estagiária sob supervisão de Antonio Carlos Quinto e Tabita Said

**Estagiária sob supervisão de Moisés Dorado

fonte: https://jornal.usp.br/diversidade/primavera-dos-museus-vai-homenagear-a-memoria-de-comunidades-lgbtqias-quilombolas-e-indigenas/

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...