Quase lá: Curso de extensão da USP discute performance artística das mulheres no Brasil

Produções de teatro e dança dos últimos 60 anos serão analisadas em programa promovido pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB)

Publicado: 22/09/2023    
Por 
Carolee Schneemann é uma das artistas de performance artística que serão abordadas no curso – Foto: Reprodução/YouTube via Barbican Centre

 

Entre os dias 10 de novembro e 1º de dezembro, o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP promoverá o curso Arte e gênero em performações no Brasil: ações, instituições e memórias, para analisar as práticas de teatro e dança com foco nas questões de gênero. Ao todo serão quatro encontros, que ocorrerão às sextas-feiras, das 18 às 20 horas, e se debruçarão sobre temas como o conceito de performance e seu surgimento no Brasil, a participação feminina e as práticas de marginalização no movimento artístico. As inscrições podem ser realizadas pelo Sistema Apolo entre os dias 25 de setembro e 2 de outubro.

Talita Trizoli – Foto: Lattes

O surgimento da performance artística foi marcado pela presença feminina, por ser uma atividade ainda não consolidada nas esferas econômica e institucional, segundo Talita Trizoli, ministrante do curso. “O protagonismo do corpo nas performances propiciou uma identificação das artistas mulheres com os próprios questionamentos sobre sua corporalidade e identidade de gênero, além de suas relações com o feminismo”, destaca a pós-doutoranda do IEB, que é especialista em mulheres artistas nas décadas de 1960 e 1970.

De acordo com Talita, a formação não busca reafirmar os padrões binários de gênero. “O questionamento dessas normativas é central para a compreensão da performance”, explica. Além de Talita, o artista e pesquisador do IEB Tálisson Melo de Souza também ministrará aulas no curso, que tem coordenação de Ana Paula Cavalcanti Simioni, docente do IEB.

Os encontros semanais serão estruturados em aulas expositivas, com exibição e discussão de trabalhos artísticos, textos-base e textos de apoio, incitando assim a participação direta dos discentes nas discussões. Para pensar a performance no Brasil e no mundo, serão estudadas artistas consagradas, como Carolee Schneemann, Ana Mendieta e Leticia Parente.

O curso, que oferece 20 vagas para pessoas interessadas no tema, tem custo de R$ 50,00 e acontecerá presencialmente no prédio do IEB, na Cidade Universitária, em São Paulo. Para a matrícula é necessária a apresentação dos seguintes documentos: RG frente e verso, CPF, currículo e carta de intenção. A seleção dos alunos será feita com base na análise de currículo e da carta de intenção, e os resultados serão divulgados no dia 16 de outubro no e-mail cadastrado na inscrição.

Cartaz do Curso de Difusão do IEB – Imagem: Divulgação/IEB-USP

 

Serviço

Curso Arte e gênero em performações no Brasil: ações, instituições e memórias

Onde: Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) – Av. Professor Luciano Gualberto, 78 

Quando: 10 de dezembro a 1º de novembro, às sextas-feiras, das 18 às 20 horas

Custo: R$ 50,00

Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

fonte: https://jornal.usp.br/diversidade/curso-de-extensao-da-usp-discute-performance-artistica-das-mulheres-no-brasil/

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...