Evento receberá pesquisadoras e ativistas de movimentos sociais que discutem o tema
Nos dias 6 e 7 de dezembro, em Brasília/DF, o Ministério das Mulheres realizará o Seminário Nacional Política Nacional de Cuidados: caminhos para a garantia da autonomia econômica das mulheres. O objetivo do encontro é contribuir com os debates e entendimentos para a construção de uma Política Nacional de Cuidados que reduza a sobrecarga enfrentada pelas mulheres, que acumulam as atividades profissionais com o trabalho de cuidado com a família.
Entre as palestrantes convidadas está a pesquisadora Helena Hirata, socióloga do trabalho e do gênero de renome internacional, diretora de pesquisa emérita do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), da França, que vai tratar da divisão sexual do trabalho no Brasil e os desafios para uma Política Nacional de Cuidados.
O evento também terá painéis que discutirão os impactos e significados do trabalho reprodutivo na vida das mulheres e os desafios na elaboração de uma política nacional na perspectiva das demandas por cuidados. Todos os temas serão abordados e debatidos por pesquisadoras e ativistas de movimentos de mulheres e feministas.
As inscrições para participação do público e credenciamento de imprensa podem ser feitas neste link.
Serviço:
Seminário Nacional Política Nacional de Cuidados: caminhos para a garantia da autonomia econômica das mulheres
Data: 6 e 7 de dezembro
Local: Auditório Jeanine Maria Felfili, UnB, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, Brasília-DF.
Realização: Ministério das Mulheres
Apoio: UnB - Universidade de Brasília
Programação
6 dezembro de 2023
14h | CREDENCIAMENTO
14h30 | MESA DE ABERTURA
16h - 18h | PAINEL 1: DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO NO BRASIL: DESAFIOS PARA UMA POLÍTICA NACIONAL DE CUIDADOS
Moderação: Neuza Tito, Diretora de Segurança do Trabalho e Renda do Ministério das Mulheres
-
Helena Hirata, diretora de pesquisa emérita do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique) no laboratório CRESPPA - equipe CTM (Genre, Travail, Mobilités) associado às Universidades de Paris 8-Saint-Denis e Paris 10-Nanterre.
7 dezembro de 2023
9h | PAINEL 2: O TRABALHO REPRODUTIVO: IMPACTOS E SIGNIFICADOS NA VIDA DAS MULHERES
Moderação: Letícia Péret, EPPGG/MG, mestra em Sociologia pela UFMG, Especialista em Políticas de Cuidado pela CLACSO e integrante da coordenação estadual da Marcha Mundial das Mulheres em Minas Gerais.
-
Maria Betânia D'Avila, socióloga, doutora em Sociologia pela UFPE. Atualmente é coordenadora geral e pesquisadora do SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia.
-
Clarisse Paradis, mestre e doutora em Ciência Política pela UFMG, professora na UNILAB. Integra o FEMPOS - Grupo de Pesquisa Feminismos, Pós-Colonialismos e Epistemologias Anti-Hegemônicas, da UNILAB, e o Centro de Estudos Republicanos Brasileiros, da UFMG.
-
Givânia Maria da Silva, educadora quilombola, mestra em Políticas Públicas e Gestão da Educação e doutora em Sociologia pela UNB, foi vereadora por 2 mandatos e é uma das fundadoras da Coordenacão Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas.
12h30 - 14h | Almoço
14h | PAINEL 3: DEMANDAS POR CUIDADO: DESAFIOS NA ELABORAÇÃO DE UMA POLÍTICA NACIONAL
Moderação: Representante do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
-
Luiza Batista, coordenadora nacional da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas.
-
Mazé Moraes, coordenadora da Marcha das Margaridas e da Secretaria de Mulheres da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura.
-
Karla Hora, doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR, mestra em Geografia pela UFG e atualmente professora na UFG. Foi Diretora de Políticas para Mulheres do Ministério do Desenvolvimento Agrário (10/2012-03/2015).
17h | PAINEL DE ENCERRAMENTO
- Rosane da Silva, Secretária Nacional de Autonomia Econômica do Ministério das Mulheres.
Atendimento exclusivo à imprensa:
Assessoria Especial de Comunicação do Ministério das Mulheres
Email:
Tel.: (61) 2027-3676/3629