Quase lá: "Ser mulher em espaço de poder é sempre desafiador", diz Rita Serrano

Em artigo no qual se despede do cargo, Rita Serrano destaca os feitos dos dez meses de gestão na Caixa e diz esperar que o combate à misoginia seja parte do legado dela

O artigo de despedida traz uma série de medidas tomadas na gestão dela, comparando-as com as gestões passadas do banco. -  (crédito: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)
O artigo de despedida traz uma série de medidas tomadas na gestão dela, comparando-as com as gestões passadas do banco. - (crédito: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

 

Foto de perfil do autor(a) Victor Correia
Victor Correia - Correio Braziliense
postado em 26/10/2023 19:41

Rita Serrano, demitida do cargo de presidente da Caixa Econômica Federal, publicou nesta quinta-feira (26/10) um artigo no qual se despede do cargo e destaca feitos da gestão, que durou dez meses. Ela destacou que "ser mulher em espaços de poder é algo sempre desafiador", e disse esperar deixar como legado o combate a misoginia.

Rita foi demitida para dar espaço a Carlos Vieira Fernandes, indicado do Centrão. O banco público foi usado como moeda de troca para aumentar a base de apoio do governo federal no Congresso. Ela foi a terceira mulher derrubada do alto escalão do governo, até agora, para dar espaço a homens do Centrão.

"Ser mulher em espaços de poder é algo sempre desafiador. Não foi fácil ver meu nome exposto durante meses à fio na imprensa. Espero deixar como legado a mensagem de que é preciso enfrentar a misoginia, de que é possível uma empregada de carreira ser presidente de um grande banco e entregar resultados, de que é possível ter um banco público eficiente e íntegro, de que é necessário e urgente pensar em outra forma de fazer política e ter relações humanizadas no trabalho", escreveu Rita no artigo, publicado no site oficial e divulgado nas redes sociais.

Servidora de carreira, ela disse que volta a ser bancária, com orgulho, e agradeceu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por sua indicação ao cargo, frisando que foi uma honra ter participado de seu governo. Sem citar nomes, a ex-presidente também relembrou os casos de assédio moral e sexual envolvendo o também ex-presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

"Esses episódios, além de deixarem graves cicatrizes coletivas e pessoais, afetaram os negócios e impactaram a boa governança do banco, período marcado por alta rotatividade nos cargos de direção", disse Rita.

O artigo de despedida traz uma série de medidas tomadas na gestão dela, comparando-as com as gestões passadas do banco. O lucro líquido da estatal, por exemplo, aumento 3,2% no primeiro semestre de 2023 em comparação ao mesmo período de 2022. Do segundo semestre deste ano para o primeiro, o crescimento também foi de 33,5%.

Rita Serrano também destacou o programa de modernização digital da Caixa, os créditos concedidos para a agricultura, infraestrutura, moradia e empreendedores, e as medidas para aumentar a representatividade entre os servidores.

"Demos um salto de qualidade na discussão da diversidade, tornando-nos uma das poucas grandes empresas do Brasil e do mundo a ter maioria de mulheres na alta administração. Retomamos relações com entidades sindicais, respeitando o processo de livre negociação e democracia", frisou Rita.

fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2023/10/5137940-rita-serrano-ser-mulher-em-espaco-de-poder-e-sempre-desafiador.html


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Logomarca NPNM

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...