Cfemea agradece a vida generosa e companheira de Marcello Lavenère
O Cfemea, com pesar, informa o falecimento do jurista, professor, ativista social e nosso amigo sempre presente Marcelo Lavenère Machado neste último domingo (12) em Brasília.
O Cfemea, com pesar, informa o falecimento do jurista, professor, ativista social e nosso amigo sempre presente Marcelo Lavenère Machado neste último domingo (12) em Brasília.
"É nossa responsabilidade, como universidade pública, fomentar o pensamento crítico e enfrentar a desinformação que fragiliza nossas instituições"
Com a proposta de debater políticas afirmativas, a programação gratuita inclui debates, cursos e apresentações musicais
Estudo de Clara Wardi recebeu Prêmio UnB de Melhor Dissertação; confira entrevista com a pesquisadora.
Por meio dos acórdãos judiciais, Wardi buscou entender os papéis sociais dos envolvidos, como a mulher acusada, a família, o feto, o genitor, o vendedor de remédios e os profissionais da saúde.
"Em 23 de dezembro de 2024, foi sancionada a Lei nº 15.069/2024, que institui a Política Nacional de Cuidados e reconhece o cuidado como dever do Estado, em corresponsabilidade com as famílias, o setor privado e a sociedade civil, e que também ratifica que todos possuem o direito ao cuidado, o que compreende o direito de ser cuidado, de cuidar e ao autocuidado." No texto por Bárbara Aparecida Nunes Souza há uma análise valiosa sobre o tema.
O Tribunal Regional Federal decidiu em favor da publicação de resolução do CONANDA que protege crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.
Combater o racismo ambiental a partir da perspectiva dos territórios é fundamental! Vamos conversar sobre isso?
Os impactos das mudanças climáticas no cotidiano das populações negras, quilombolas e indígenas já são uma realidade e trabalhar no desenvolvimento de estratégias para enfrentar as violações de direitos causadas pelo racismo ambiental em diferentes biomas é essencial para garantir um futuro mais justo e igualitário.
Em conversa com o Brasil de Fato, a presidenta do Conanda rebate os argumentos da pasta. Ela afirma que "todo o rito foi legítimo". Ela conta ainda que o processo foi alvo de um primeiro pedido de vistas em 2 de dezembro, por parte da representante da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Foto: Ron Lach/Pexels
O ministro do Supremo Tribunal Federal, decidiu manter o bloqueio de R$ 4.2 bilhões em emendas de comissão após a Câmara dos Deputados pedir a revogação nesta sexta-feira.
Lua Barros educadora e escritora participou do BdF Entrevista falando sobre parentalidade positiva, desafios para o cuidado com as crianças e sobrecarga nas mulheres.
Oito mulheres usam vestidos de casamento transformados em obras de arte e provocam um alerta para a violência.
"Em mãos, elas traziam potentes leques coloridos que quando batidos contra o ar, provocavam um som que chamava a atenção de quem passava de carro ou a pé."
Estímulos à violência contra mulheres: Pesquisa inédita revela como influenciadores lucram com conteúdos de ódio às mulheres na plataforma de vídeos da Google.
Venha saber mais sobre a sentença divulgada pela CIDH, discutir seus desdobramentos para familiares das vítimas da Chacina de Acari e como ela impacta outros casos de violência do Estado.
Assista a transmissão no Youtube de Criola: https://www.youtube.com/live/WTUqUnAtOYw?si=OrLyhV8zeeTemF8Q
Celebramos coletivamente a conclusão do Primeiro Laboratório Organizacional para a Sustentação da Vida - Atividade do Projeto Territórios de Cuidado, Luta e Sustentação da Vida.
Neste 13 de dezembro, a partir das 19h.
A transmissão ficará gravada no YouTube | @ATendaInstituto https://www.youtube.com/watch?v=SfCqTEoUwHk
A maioria dos casos notificados de violência física (54,7%) e psicológica (59,6%) dizem respeito às mulheres casadas
O ministro Moraes, proibiu o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) de pedir prontuários médicos de pacientes que fizeram aborto legal em qualquer estabelecimento hospitalar paulista.
Neste 10 dezembro de 2024, o CFEMEA estará nas ruas, para celebrar e lembrar do DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS.
Gostaríamos de convidar a tod@s para participar da mesa Pensar o Público: Desafios do PPA 2024-2027: a implementação das agendas transversais,
Crime ocorrido em 1990, no Rio de Janeiro, nunca foi solucionado. Mães de Acari comemoram a sentença.
O Projeto de Lei 5760/23, estabelece medidas de apoio e proteção para o trabalhador ou trabalhadora doméstica. Aprovada pela Câmara dos Deputados em 3/12, o texto será enviado ao Senado. Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
O BPC, como conquista constitucional, é a garantia de 1 salário-mínimo para pessoas com deficiência e pessoas idosas que possuem renda familiar per capita inferior à ¼ de salário-mínimo. A proposta contida no PL 4614/2024 afronta o Estado Social brasileiro, o que faz dela uma estratégia, o que faz dela uma estratégia de injustiça social, em seu caráter racista, capacitista, misógino, patriarcal e etarista. Confira a nota do Conselho Federal de Serviço Social sobre a gravidade da proposta do ajuste fiscal
Conservadores dominam a pauta no Congresso Nacional, inviabilizando debate democrático. Confira a reportagem de Melissa Duarte publicada na coluna de Tácio Lorran no Metrópoles com a participação da assessora técnica do CFEMEA, Clara Wardi. https://www.metropoles.com/colunas/tacio-lorran/aborto-bolsonaristas-lula
Confira o release de Criola (www.criola.org.br). Hoje (27), a PEC 164/12, de autoria do ex-deputado Eduardo Cunha, que pretende proibir o aborto legal, retornou à pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A Proposta de Emenda Constitucional fere o princípio do não retrocesso, podendo retirar direitos já adquiridos,
AINDA NÃO ACABOU ! A votação da admissibilidade da PEC 164/12 na Comissão de Constituição e Justiça (CCJC) ficou para esta quarta-feira (27/11), a partir das 10h!
A votação da admissibilidade da PEC 164/12 pode ocorrer hoje (26/11) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJC). Pressione agora para impedir esse absurdo: www.criancanaoemae.org.br
As mulheres negras do Centro-Oeste promoveram nos dias 23 e 24 de novembro, em Brasílias, encontro para impulsionar a construção da Marcha de Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver (MMN2025), prevista para acontecer em 2025.
Suas contribuições também podem ser feitas com apresentação de propostas para o texto da primeira versão do Plano Nacional que está disponível na Plataforma Participa + Brasil.
Ação visa fomentar a troca de estratégias de proteção entre países e ampliar incidência política internacional no monitoramento das violências contra DDHs
O maior encontro das Mulheres Indígenas Kaiowá e Guarani de Mato Grosso Do Sul, o ano em que a Articulação completa 18 anos desde a sua fundação em 2006.